A LIBERDADE É AMORAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A LIBERDADE É AMORAL

Local de discussão livre sobre todos os temas sociais.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptySex Jul 24, 2009 5:47 pm

Hábitos Breves

Gosto dos hábitos que não duram; são de um valor inapreciável se quisermos aprender a conhecer muitas coisas, muitos estados, sondar toda a suavidade, aprofundar a amargura. Tenho uma natureza que é feita de breves hábitos, mesmo nas necessidades de saúde física, e, de uma maneira geral, tão longe quanto posso ver nela, de alto a baixo dos seus apetites. Imagino sempre comigo que esta ou aquela coisa se vai satisfazer duradouramente - porque o próprio hábito breve acredita na eternidade, nesta fé da paixão; imagino que sou invejável por ter descoberto tal objecto: devoro-o de manhã à noite, e ele espalha em mim uma satisfação, cujas delícias me penetram até à medula dos ossos, não posso desejar mais nada sem comparar, desprezar ou odiar.
E depois um belo dia, aí está: o hábito acabou o seu tempo; o objecto querido deixa-me então, não sob o efeito do meu fastio, mas em paz, saciado de mim e eu dele, como se ambos nos devêssemos gratidão e estendemo-nos a mão para nos despedirmos. E já um novo me aguarda, mas aguarda no limiar da minha porta com a minha fé - a indestrutível louca... e sábia! - em que este novo objecto será o bom, o verdadeiro, o último... Assim acontece com tudo, alimentos, pensamentos, pessoas, cidades, poemas, músicas, doutrinas, ordens do dia, maneiras de viver.

Em compensação, odeio os hábitos que duram, parece-me que tiranos se aproximam de mim para inquinar o meu ar vital com o seu hálito, logo que os acontecimentos se orientam de tal maneira que parece deverem sair deles hábitos definitivos: por exemplo, devido a uma função social, à frequência constante do mesmo meio, de uma residência determinada, de um género de saúde exclusivo. Confessarei até que, no mais fundo da minha alma, estou grato às minhas misérias físicas, à minha doença e a todas as minhas imperfeições, porque me deixam mil portas de saída que me permitem escapar aos hábitos definitivos. O que me seria, para falar verdade, mais insuportável, o que verdadeiramente me aterraria, seria uma vida totalmente despojada de hábitos, uma vida que exigisse uma improvisação constante; isso seria o meu exílio, seria a minha Sibéria.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptySex Jul 24, 2009 5:48 pm

Aos Pregadores de Moral

Não quero fazer moral, mas dou o seguinte conselho àqueles que a fazem: se quereis tirar às melhores coisas todo o prestígio e todo o valor, continuai a falar delas como o fazeis. Fazei disso o centro da vossa moral, repeti de manhã à noite a felicidade da virtude, a tranquilidade da alma, a equidade e a justiça imanente; pelo caminho por onde ides, essas excelentes coisas acabarão por ganhar o coração do povo; a voz do povo estará do seu lado; mas, passando de mão em mão, perderão toda a sua duradoura; pior: o seu ouro transformar-se-á em chumbo. Ah! Como sois peritos nessas contra-alquimias! Como sabeis desvalorizar as substâncias mais preciosas! Tentai, portanto, uma vez, a título de experiência, uma receita diferente, se não quereis, como até agora, conseguir o contrário daquilo que procurais: negai essas excelentes coisas, retirai-lhes o aplauso da multidão, entravai a sua circulação, voltai a fazê-las outra vez o objecto de secreto pudor da alma solitária, dizei que a moral é um fruto proibido! Talvez ganheis então para a vossa causa a única espécie de homens que interessa, quero dizer, a raça dos heróis. Mas seria necessário que esta causa inspirasse o receio, e não o desprezo, como fez até aqui! Não seremos, com efeito, tentados hoje a dizer à moral, à maneira de Mestre Eckardt: «Peço a Deus que me liberte de Deus?»

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptySeg Jul 27, 2009 12:38 pm

Citações de Friedrich Wilhelm Nietzsche:

Os homens graves e melancólicos ficam mais leves graças ao que torna os outros pesados, o ódio e o amor, e assim surgem de vez em quando à sua superfície

Quem, em prol da sua boa reputação, não se sacrificou já uma vez - a si próprio?

Ter-se vergonha da sua imoralidade: é um degrau na escada em cujo extremo se tem também vergonha da nossa moralidade

Como? Um grande homem? Eu apenas vejo o actor representando o seu próprio ideal

Quando adestramos a nossa consciência, ela beija-nos ao mesmo tempo que nos morde

Perante nós mesmo todos fingimos ser mais ingénuos do que somos: é deste modo que descansamos dos nossos semelhantes

Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do carácter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido

Não há fenómenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenómenos...

O criminoso não está, muitas vezes, á altura do seu acto: amesquinha-o e difama-o
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Jul 28, 2009 2:56 pm

O Livre-Arbítrio não Existe

Contemplando uma cascata, acreditamos ver nas inúmeras ondulações, serpenteares, quebras de ondas, liberdade da vontade e capricho; mas tudo é necessidade, cada movimento pode ser calculado matemáticamente. O mesmo acontece com as acções humanas; poder-se-ia calcular antecipadamente cada acção, caso se fosse omnisciente, e, da mesma maneira, cada progresso do conhecimento, cada erro, cada maldade. O homem, agindo ele próprio, tem a ilusão, é verdade, do livre-arbítrio; se por um instante a roda do mundo parasse e houvesse uma inteligência calculadora omnisciente para aproveitar essa pausa, ela poderia continuar a calcular o futuro de cada ser até aos tempos mais distantes e marcar cada rasto por onde essa roda a partir de então passaria. A ilusão sobre si mesmo do homem actuante, a convicção do seu livre-arbítrio, pertence igualmente a esse mecanismo, que é objecto de cálculo.

Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Jul 28, 2009 2:57 pm

Dar Estilo ao Seu Carácter

«Dar estilo» ao seu carácter... é uma arte deveras considerável que raramente se encontra! Para a exercer é necessário que o nosso olhar possa abranger tudo o que há de forças e de fraquezas na nossa natureza, e que as adaptemos em seguida a um plano concebido com gosto, até que cada uma apareça na sua razão e na sua beleza e que as próprias fraquezas seduzam os olhos. Aqui ter-se-á acrescentado uma grande massa de segunda natureza, nos pontos onde se terá tirado um pedaço da primeira, à custa, nos dois casos, de um paciente exercício e de um trabalho de todos os dias. Neste lugar disfarçou-se uma fealdade que se não podia fazer desaparecer, noutro ela foi transmudada, fez-se dela uma beleza sublime. Grande número de elementos, que se recusavam a tomar forma, foram reservados para ser utilizados nos efeitos de perspectiva: darão os longes, o apelo do infinito. Foi a unidade, a pressão de um mesmo gosto que dominou e afeiçoou no grande e no pequeno: a que ponto, vemo-lo por fim, uma vez terminada a obra; que esse gosto seja bom ou mau, importa menos do que se pensa, basta que tenha havido um.

Serão as naturezas fortes e dominadoras que apreciarão as alegrias mais subtis nesta opressão, nesta escravatura, nesta perfeição ditadas pela lei pessoal; o aspecto de qualquer natureza estilizada, de qualquer natureza, enfim, vencida e submetida, alivia a paixão da sua forte vontade; se têm de construir palácios, se têm de plantar jardins repugna-lhes também deixar a natureza livre. Pelo contrário, os carácteres fracos, aqueles que não se dominam, odeiam a servidão do estilo: sentem que se tornariam inevitavelmente vulgares se esta amarga opressão lhes fosse imposta: não saberiam servir sem se tornar escravos, por isso detestam fazê-lo. Semelhantes espíritos - e podem ser de primeira ordem - empenham-se sempre em se dar a si próprios e em dar ao seu meio o ritmo de naturezas livras - selvagens, arbitrárias, fantasistas, desordenadas e surpreendentes - ou em interpretar-se como tais: e fazem bem, porque é só assim que se satisfazem! Uma única coisa é, com efeito, necessária: que o homem chegue a estar contente consigo, qualquer que seja a arte ou a ficção de que se serve para esse fim: é somente então que ganha uma fisionomia suportável! Os que estão descontentes consigo próprios estão sempre prontos a vingar-se: como nós que seremos as suas vítimas, quanto mais não seja tendo de suportar sempre o seu desagradável espectáculo. Porque o espectáculo da fealdade torna as pessoas más e sombrias.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Jul 28, 2009 2:58 pm

A Saúde da Alma

A célebre forma de medicina moral (a de Aríston de Chios), «a virtude é a saúde da alma», deveria ser pelo menos assim transformada para se tornar utilizável: «A tua virtude é a saúde da tua alma». Porque em nós não existe qualquer saúde, e todas as experiências que se fizeram para dar este nome a qualquer coisa malograram-se miseravelmente. Importa que se conheça o seu objectivo, o seu horizonte, as suas forças, os seus impulsos, os seus erros e sobretudo o ideal e os fantasmas da sua alma para determinar o que significa a saúde, mesmo para o seu corpo. Existem, portanto, inúmeras saúdes do corpo; e quanto mais se permitir ao indivíduo, a quem não podemos comparar-nos, que levante a cabeça, mais se desaprenderá o dogma da «igualdade dos homens», mais necessário será que os nossos médicos percam a noção de uma saúde normal, de uma dieta normal, de um curso normal da doença. Será só então que se poderá talvez reflectir na saúde e na doença da alma e colocar a virtude particular de cada um nesta saúde, que corre muito o risco de ser num o contrário do que sucede com outro. Restará a grande questão de saber se podemos dispensar a doença, mesmo para desenvolver a nossa virtude, se, nomeadamente, a nossa sede de conhecer, e de nos conhecermos a nós próprios, não tem necessidade da nossa alma doente tanto como da nossa alma saudável, em resumo, se querer exclusivamente a nossa saúde não será um preconceito, uma cobardia e talvez um resto de barbárie mais subtil e do espírito mais retrógado.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyQua Jul 29, 2009 11:58 am

Citações de Friedrich Wilhelm Nietzsche:

Os advogados de um criminoso só raras vezes são suficientemente artistas para aproveitar em favor do réu a terrível beleza do seu acto

É mais difícil ferir a nossa vaidade justamente quando foi ferido o nosso orgulho

Quem se sente predestinado para a contemplação e não para a fé acha todos os crentes demasiado barulhentos e impertinentes: evita-os

Onde não intervém o amor ou o ódio, a mulher sai-se mediocremente

A vontade se superar um afecto não é, em última análise, senão vontade de um outro ou de vários outros afectos

Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado

A sensualidade ultrapassa muitas vezes o crescimento do amor, de forma que a raiz permanece fraca e arranca-se facilmente

Em certas pessoas, o alegrar-se com um elogio é apenas uma delicadeza do coração - e precisamente o contrário de uma vaidade do espírito

Se temos que mudar de opinião a respeito de alguém levamos-lhe muito a mal o incómodo que assim nos causa

Um povo é o rodeio da natureza para chegar a seis ou sete grandes homens. - Sim: e para depois se desviar deles.
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyQui Jul 30, 2009 12:22 pm

Instinto de Rebanho

Em toda a parte onde encontramos uma moral encontramos uma avaliação e uma classificação hierárquica dos instintos e dos actos humanos. Essas classificações e essas avaliações são sempre a expressão das necessidades de uma comunidade, de um rebanho: é aquilo que aproveita ao rebanho, aquilo que lhe é útil em primeiro lugar - e em segundo e em terceiro -, que serve também de medida suprema do valor de qualquer indivíduo. A moral ensina a este a ser função do rebanho, a só atribuir valor em função deste rebanho. Variando muito as condições de conservação de uma comunidade para outra, daí resultam morais muito diferentes; e, se considerarmos todas as transformações essenciais que os rebanhos e as comunidades, os Estados e as sociedades são ainda chamados a sofrer, pode-se profetizar que haverá ainda morais muito divergentes. A moralidade é o instinto gregário no indivíduo.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyQui Jul 30, 2009 12:23 pm

Cada um Usa a História da Forma que a Sente

A história pertence ao ser vivo por três razões: porque ele é activo e ambicioso; porque tem o gosto pela conservação e pela veneração; porque sofre e tem necessidade de libertação. A essa relação tripla corresponde a forma tripla da história, na medida em que é permitido distingui-las: história monumental, história tradicionalista, história crítica.
(...) Quando o homem que quer criar grandes coisas precisa do passado, usa a história monumental. Ao contrário, aquele que quer perpetuar o que é habitual e há muito venerado ocupa-se do passado mais como antiquário do que como historiador. Apenas aquele que a necessidade presente sufoca e quer a qualquer preço afastar o seu peso sente a necessidade de uma história crítica, isto é, que julga e condena.

Friedrich Nietzsche, in 'Meditações Inactuais'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyQui Jul 30, 2009 12:24 pm

Cada um Tem o Seu Conceito de Felicidade

Muita gente só é capaz de uma felicidade reduzida: o facto de a sua sensatez não poder proporcionar-lhes mais felicidade não constitui um argumento contra ela, não mais do que se deve ver um argumento contra a medicina no facto de serem algumas pessoas incuráveis e outras sempre doentias. Que cada um possa ter a hipótese de encontrar justamente a concepção da vida que lhe permita realizar o seu máximo de felicidade: isso não impede necessariamente que a sua vida permaneça lastimável e pouco invejável.

Friedrich Nietzsche, in 'Aurora'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptySex Jul 31, 2009 12:33 pm

Citações de Friedrich Wilhelm Nietzsche:

Quanto mais abstracta for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor

É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado

Quem não sabe encontrar o caminho para o «seu» ideal vive de um modo mais leviano e insolente que o homem sem ideal

É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a boa consciência, toda a evidência da verdade

Um procura um parteiro para os seus pensamentos, outro alguém a quem possa ajudar: é assim que nasce uma boa conversa

No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável

Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos - para nos esquecermos dele em seguida

Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem

A nossa vaidade gostaria que o que fazemos melhor fosse considerado como aquilo que mais nos custa. Para explicar a origem de certas morais
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyDom Ago 02, 2009 6:34 pm

Os Quatro Erros

A educação do homem foi feita pelos seus erros: em primeiro lugar, ele nunca se viu senão imperfeitamente; em seguida, atribuiu-se qualidades imaginárias; em terceiro, sentiu-se em relações falsas diante da natureza e do reino animal; em quarto, nunca deixou de inventar tábuas do bem sempre novas e tomou cada uma delas durante um certo tempo como eterna e absoluta, de tal maneira que o primeiro lugar foi ocupado sucessivamente por este ou aquele instinto ou este ou aquele estado que enobrece esta apreciação. Ignorar o efeito destes quatro erros é suprimir a humanidade, o humanitarismo e a «dignidade humana».

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyDom Ago 02, 2009 6:35 pm

A Gravidade e a Seriedade nem Sempre andam Juntas

Tomar a verdade a sério! De quantas maneiras diferentes não entendem os homens esta frase! São as mesmas opiniões, as mesmas formas de exame e de demonstração que um pensador considera com uma ligeireza quando as aplica por si próprio - sucumbiu-lhes para sua vergonha, neste ou naquele momento da sua vida -, são essas mesmas opiniões, esses mesmos métodos que podem dar a um artista, quando com eles se choca e com eles vive algum tempo, a consciência de ter sido dominado pela profunda gravidade da verdade, de ter mostrado - coisa espantosa -, ainda que artista, a mais séria necessidade do contrário da aparência.
É assim que acontece que uma pomposa gravidade revele precisamente a ausência de seriedade com que um espírito que se contenta com pouco se tenha debatido até então no domínio do conhecimento... Não somos nós sempre traídos por aquilo que consideramos importante? A nossa gravidade mostra onde se encontram os nossos pesos e os casos em que temos falta deles.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyDom Ago 02, 2009 6:37 pm

O Bom Senso como Suporte da Humanidade

Se não tivesse havido em todos os tempos uma maioria de homens para fazer depender o seu orgulho, o seu dever, a sua virtude da disciplina do seu espírito, da sua «razão», dos amigos do «bom senso», para se sentirem feridos e humilhados pela menor fantasia, o menor excesso da imaginação, a humanidade já teria naufragado há muito tempo.
A loucura, o seu pior perigo, não deixou nunca, com efeito, de planar por cima dela, a loucura prestes a estalar... quer dizer a irrupção da lei do bom prazer em matéria de sentimento de sensações visuais ou auditivas, o direito de gozar com o jorro do espírito e de considerar como um prazer a irrisão humana. Não são a verdade, a certeza que estão nos antípodas do mundo dos insensatos; é a crença obrigatória e geral, é a exclusão do bom prazer no ajuizar. O maior trabalho dos homens foi até agora concordar sobre uma quantidade de coisas, e fazer uma lei desse acordo,... quer essas coisas fossem verdadeiras ou falsas. Foi a disciplina do espírito que preservou a humanidade,... mas os instintos que a combatem são ainda tão poderosos que em suma só se pode falar com pouca confiança no futuro da humanidade.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:07 pm

Citações de Friedrich Wilhelm Nietzsche:

Se uma mulher tem inclinações eruditas é porque, em geral, há algo de errado na sua sexualidade. A esterilidade predispõe a uma certa masculinidade do gosto; é que o homem, com vossa licença, é de facto «o animal estéril»

Comparando no seu conjunto homem e mulher pode dizer-se: a mulher não teria engenho para se enfeitar se não tivesse o instinto do papel «secundário» que desempenha

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti

Levar insidiosamente o próximo a uma boa opinião de nós e, depois, acreditar piamente nessa boa opinião: quem consegue imitar nesta habilidade as mulheres?

Não basta ter-se talento: é preciso ter-se o vosso assentimento para o possuir, - não é verdade, meus amigos?

A objecção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia

O sentido do trágico aumenta e diminui com a sensualidade

A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más

Não é só a razão, mas também a nossa consciência, que se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:13 pm

A Memória é o Maior Tormento do Homem

Considera o rebanho que passa ao teu lado pastando: ele não sabe o que é ontem e o que é hoje; ele saltita de lá para cá, come, descansa, digere, saltita de novo; e assim de manhã até a noite, dia após dia; ligado de maneira fugaz por isto, nem melancólico nem enfadado. Ver isto desgosta duramente o homem porque ele vangloria-se da sua humanidade frente ao animal, embora olhe invejoso para a sua felicidade - pois o homem quer apenas isso, viver como animal, sem melancolia, sem dor; e o que quer entretanto em vão, porque não quer como o animal. O homem pergunta mesmo um dia ao animal: por que não falas sobre a tua felicidade e apenas me observas?

O animal quer também responder e falar, isso deve-se ao facto de que sempre se esquece do que queria dizer, mas também já esqueceu esta resposta e silencia: de tal modo que o homem se admira disso. Todavia, o homem também se admira de si mesmo por não poder aprender a esquecer e por sempre se ver novamente preso ao que passou: por mais longe e rápido que ele corra, a corrente corre junto. É um milagre: o instante em um átimo está aí, em um átimo já passou, antes um nada, depois um nada, retorna entretanto ainda como um fantasma e perturba a tranquilidade de um instante posterior. Incessantemente uma folha se destaca da roldana do tempo, cai e é carregada pelo vento - e, de repente, é trazida de volta ao colo do homem. Então, o homem diz:«eu lembro-me», e inveja o animal que imediatamente esquece e vê todo o instante realmente morrer imerso em névoa e noite e extinguir-se para sempre. Assim, o animal vive a-historicamente: ele passa pelo presente como um número, sem que reste uma estranha quebra.

Friedrich Nietzsche, in 'Segunda Consideração Intempestiva'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:14 pm

Talvez o Homem não Possa Esquecer Nada

Talvez o homem não possa esquecer nada. A operação de ver e de conhecer é complicada demais para que seja possível apagá-la de novo inteiramente; ou seja, para todas as formas que foram produzidas uma vez pelo cérebro e pelo sistema nervoso repetir-se-ão, a partir daí, muitas vezes. A mesma actividade nervosa repdroduz a mesma imagem.

Friedrich Nietzsche, in 'O Último Filósofo'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:15 pm

Deveres Virtuosos

Os nossos hábitos tornam-se virtudes graças a uma transposição livre no domínio do dever, pelo facto de trazermos a inviolabilidade nos conceitos; os nossos hábitos tornam-se virtudes pelo facto de acharmos menos importante o bem particular que a sua inviolabilidade - por consequência pelo sacrifício do indivíduo ou pelo menos pela possibilidade entrevista de um tal sacrifício. - Quando o indivíduo se considera pouco importante começa o domínio das virtudes e das artes - o nosso mundo metafísico. O dever seria particularmente puro se na essência das coisas nada correspondesse ao facto moral.

Friedrich Nietzsche, in 'O Último Filósofo'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:17 pm

Citações de Friedrich Wilhelm Nietzsche:

Logo que comunicamos os nossos conhecimentos, deixamos de gostar deles suficientemente

Os poetas são impudicos para com as suas vivências: exploram-nas

«O nosso próximo não é o nosso vizinho, mas o vizinho deste» - assim pensam todos os povos

O amor revela as qualidades sublimes e ocultas do que ama, - o que nele há de raro, de excepcional: nesse aspecto facilmente engana quanto ao que nele há de habitual

É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade

Em homens duros a intimidade é questão de pudor - e algo de precioso

No elogio há mais impertinência do que na censura

Às vezes, por amor à humanidade, abraça-se um ser qualquer (porque não se pode abraçar toda a gente): mas é precisamente isto que não se deve revelar ao tal ser qualquer...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:24 pm

Aos Realistas

Ó seres frios que vos sentis tão couraçados contra a paixão e a quimera e que tanto gostaríeis de fazer da vossa doutrina um adorno e um objecto de orgulho, dais-vos o nome de realistas e dais a entender que o mundo é verdadeiramente tal como vos aparece; que sois os únicos a ver a verdade isenta de véus e que sois vós talvez a melhor parte dessa verdade... ó queridas imagens de Sais! Mas não sereis ainda vós próprios, mesmo no vosso estado mais despojado, seres surpreendentemente obscuros e apaixonados se vos compararmos aos peixes? Não sereis ainda demasiado parecidos com artistas apaixonados? E o que vem a ser a «realidade» aos olhos de um artista apaixonado? Ainda não deixaste de julgar as coisas como fórmulas que têm a sua origem nas paixões e nos complexos amorosos dos séculos passados! A vossa frieza está ainda cheia de uma secreta e inextirpável embriaguez!

O vosso amor pela «realidade», se for necessário escolher-vos um exemplo, que coisa antiga! Que velho «amor»! Não há sentimento, sensação, que não contenham uma certa dose, que não tenham sido, também, trabalhados e alimentados por qualquer exagero da imaginação, por um preconceito, uma sem-razão, uma incerteza, um receio, que dizer mais? Vede esta montanha, este mago. O que haverá de «real» neles? Experimentai tirar-lhes as nossas fantasmagorias, aquilo que os homens lhes acrescentaram, homens positivos! Ah se fôsseis capazes disso! Se pudésseis esquecer a vossa origem, o vosso passado, as vossas escolas preparatórias,... tudo o que há em vós de humano e de animal! Não há para nós nenhuma «realidade» - e o mesmo sucede convosco, homens positivos -, estamos longe de sermos tão estranhos uns para os outros como pensais, e a nossa boa vontade em ultrapassar a embriaguez é talvez tão respeitável como a crença que tendes de serdes incapazes de qualquer embriaguez.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:25 pm

O Que os Outros Sabem de Nós

O que sabemos de nós próprios, o que a nossa memória reteve, é menos decisivo do que se pensa para a felicidade da nossa vida. Chega um dia em que surge nela aquilo que, sabem os outros (ou julgam saber), de nós: damo-nos então conta de que a sua opinião é mais poderosa. Arranjamo-nos melhor com a má consciência do que com a má reputação.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:26 pm

Onde Começa o Bem

Há um limite a partir do qual a força visual do olho humano deixa de ser capaz de identificar o mau instinto tornado demasiado subtil para os seus fracos recursos; é aí que o homem faz começar o reino do bem; e a sensação de ter penetrado nesse reino desperta sincronicamente nele todos os instintos, os sentimentos de segurança, de bem-estar, e de benevolência, que o mal limitava e ameaçava. Por consequência: quanto mais o olhar é fraco, maior é o domínio do bem! Daí a eterna alegria do povo e das crianças! Daí o abatimento dos grandes pensadores, e o humor negro que é o seu, humor parente da má consciência.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:28 pm

Citações de Friedrich Wilhelm Nietzsche:

Não se odeia quando pouco se preza, odeia-se só o que está à nossa altura ou é superior a nós

Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objecto desses desejos

A vaidade dos outros só vai contra o nosso gosto quando vai contra a nossa vaidade

Há uma inocência na mentira que é o sinal da boa fé numa causa

Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade

Os métodos são as verdadeiras riquezas

O aforismo, a sentença, nos quais pela primeira vez sou mestre entre os alemães, são formas de «eternidade»: a minha ambição é dizer em dez frases o que outro qualquer diz num livro -, o que outro qualquer «não» diz nem num livro inteiro...

O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele

Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados

Somos muito injustos com Deus. Nem sequer Lhe permitimos pecar
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:30 pm

Prejudicar com o que se tem de Melhor

As nossas forças levam-nos por vezes tão longe que não podemos continuar a suportar as nossas fraquezas e disso perecemos: bem nos sucede prever esse resultado, mas não lhe podemos introduzir nenhuma modificação. Usamos então a dureza contra o que seria necessário poupar em nós memos, e a nossa grandeza faz a nossa barbárie.

Esta experiência, que acabamos por pagar com a vida, simboliza a acção dos grandes homens nos outros e no seu tempo: é com aquilo que têm de melhor, com aquilo que são os únicos a poder fazer, que arruinam grande número de seres fracos, incertos, sem vontade própria, ainda em mudança, é com aquilo que têm de melhor em si próprios que se tornam nocivos. Pode até acontecer que só prejudiquem porque aquilo que há de melhor nele só pode ser absorvido, esvaziado de um trago, de qualquer maneira, por seres que ali afogam a sua razão e a sua individualidade, como se fosse num licor excessivamente forte: estão de tal modo embriagados que não poderão deixar de partir os membros em todos os caminhos em que a sua embriaguez os fulminará.

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 EmptyTer Ago 04, 2009 12:31 pm

Fugir ao Desconhecido

Existe, frequentemente, em suma, uma espécie de humildade receosa, que, quando nos aflige, nos torna para sempre impróprios para as disciplinas do conhecimento. Porque, no momento em que o homem que a transporta descobre uma coisa que o choca, dá meia volta seja como for, e diz consigo: «Enganaste-te! Onde é que tinhas a cabeça? Isso não pode ser verdade!». De forma que em vez de examinar mais de perto e de ouvir com mais atenção, desata a fugir completamente aterrado, evita encontrar aquilo que o choca e procura esquecê-lo o mais depressa possível. Porque eis o que diz a sua lei: «Não quero dizer nada que contradiga a opinião corrente. Serei eu feito para descobrir novas verdades? Já há demasiadas antigas».

Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...   FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS... - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
FRIEDRICH NIETZSCHE - UMA OBRA DE DEUS...
Ir para o topo 
Página 4 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» FRIEDRICH HEGEL - Vida, época, filosofia e obras.
» CONDILLAC - Vida, época, pensamento e obra
» MAX WEBER - Vida, época, pensamento e obra
» NUNO MARQUES PEREIRA - Vida e Obra
» GOEBBELS - Vida, época, pensamento e obra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
A LIBERDADE É AMORAL :: GRANDES PENSADORES-
Ir para: