A LIBERDADE É AMORAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A LIBERDADE É AMORAL

Local de discussão livre sobre todos os temas sociais.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pergunta para o Anarca

Ir para baixo 
+6
Christie
Ze do Telhado
Bad Boy
Vitor mango
Anarca
Steven Spielberg
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQua Jun 24, 2009 12:14 pm

[color=blue]
Isto era para ir para o fórum da "Filosofia", mas recebi uma mensagem a dizer "Desculpa mas apenas administradores podem colocar tópicos neste fórum". Por mim tanto faz.

A pergunta é esta:

Se a liberdade é amoral, então a liberdade de criar sistemas éticos é o quê?


Uma pista: a palavra curta é... curta, duas sílabas, cinco letras. As palavras que têm esta característica, elas próprias verificam a propriedade que designam, dizem-se autológicas. Mas a palavra longa é tão curta como curta, as mesmas duas sílabas, as mesmas cinco letras. As palavras que não verificam a propriedade que designam dizem-se heterológicas.

O problema é este: heterológica é heterológica ou não é? Se heterológica verifica a propriedade que designa, então é autológica. Mas se é autológica, então é heterológica. Em que é que ficamos?

Esta questão é muito importante, porque o Francis Ford Coppolla emperrou no argumento por causa desta dúvida e os orçamentos não são coisa com que se brinque.

Eu vou ficar muito, muito desiludido se não conseguir pelo menos uma boa resposta.
[/blue]
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQua Jun 24, 2009 1:33 pm

Meu caro Steven Spielberg,

A sua questão tem toda a razão de ser, mas como poderá constatar, a inibição que refere - não poder colocar tópicos em vários fóruns - também é lógica...

Inicialmente, verificou-se uma participação de tal modo que me levou a concluir que seria muito difícil cumprir com os objectivos a que me tinha proposto...

Como não queria no entanto enviabilizar a participação de ninguém, ou censurar qualquer opinião, deixei livres dois tópicos com liberdade total...

Felizmente, parece que afinal tudo poderá "ficar normal"...

Assim como já está disponível a lista dos Membros, e os Membros Conectados nas últimas 24 horas, espero poder acabar rapidamente todas as restantes inibições...

Pode acreditar que é o meu maior desejo...
Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQua Jun 24, 2009 2:21 pm

Anarca escreveu:
Meu caro Steven Spielberg,

A sua questão tem toda a razão de ser, mas como poderá constatar, a inibição que refere - não poder colocar tópicos em vários fóruns - também é lógica...

Inicialmente, verificou-se uma participação de tal modo que me levou a concluir que seria muito difícil cumprir com os objectivos a que me tinha proposto...

Como não queria no entanto enviabilizar a participação de ninguém, ou censurar qualquer opinião, deixei livres dois tópicos com liberdade total...

Felizmente, parece que afinal tudo poderá "ficar normal"...

Assim como já está disponível a lista dos Membros, e os Membros Conectados nas últimas 24 horas, espero poder acabar rapidamente todas as restantes inibições...

Pode acreditar que é o meu maior desejo...


Yeah, yeah, yeah. Mas isso não é o mais importante. O mais importante são os orçamentos, ou seja, a minha pergunta.


Steven Spielberg escreveu:


A pergunta é esta:

Se a liberdade é amoral, então a liberdade de criar sistemas éticos é o quê?


Uma pista: a palavra curta é... curta, duas sílabas, cinco letras. As palavras que têm esta característica, elas próprias verificam a propriedade que designam, dizem-se autológicas. Mas a palavra longa é tão curta como curta, as mesmas duas sílabas, as mesmas cinco letras. As palavras que não verificam a propriedade que designam dizem-se heterológicas.

O problema é este: heterológica é heterológica ou não é? Se heterológica verifica a propriedade que designa, então é autológica. Mas se é autológica, então é heterológica. Em que é que ficamos?

Esta questão é muito importante, porque o Francis Ford Coppolla emperrou no argumento por causa desta dúvida e os orçamentos não são coisa com que se brinque.

Eu vou ficar muito, muito desiludido se não conseguir pelo menos uma boa resposta.


Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQua Jun 24, 2009 4:40 pm

A questão é muito simples....

Como já alguém se deu ao trabalho de escrever a resposta, aqui vai:

O Paradoxo de Grelling-Nelson - um caso particular do paradoxo de Russell explica:

1. Um adjectivo é autológico se e somente se denotar uma propriedade que ele próprio contém.

2. Um adjectivo é heterológico se e somente se não denotar uma propriedade que ele próprio contém.

Exemplos de adjectivos autológicos:

. proparoxítona
. portuguesa (especificamente quando escrita em Português)
. polissilábica
. horizontal
. denotativa

Exemplos de adjectivos heterológicos:

. oxítona
. monossilábica
. vertical
. ilegível (neste contexto)

"Heterológico" é uma palavra heterológica?

Análise:

Se "heterológico" for uma palavra heterológica, então ela denota uma propriedade que ela contém. Sendo, portanto, autológica.

Se "heterológico" for uma palavra autológica, então ela não denota uma propriedade que ela contém. Sendo, portanto, heterológica.

Espero não ter ficado desiludido com a resposta...
Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 12:05 am

Anarca escreveu:
A questão é muito simples....

Como já alguém se deu ao trabalho de escrever a resposta, aqui vai:

O Paradoxo de Grelling-Nelson - um caso particular do paradoxo de Russell explica:

1. Um adjectivo é autológico se e somente se denotar uma propriedade que ele próprio contém.

2. Um adjectivo é heterológico se e somente se não denotar uma propriedade que ele próprio contém.

Exemplos de adjectivos autológicos:

. proparoxítona
. portuguesa (especificamente quando escrita em Português)
. polissilábica
. horizontal
. denotativa

Exemplos de adjectivos heterológicos:

. oxítona
. monossilábica
. vertical
. ilegível (neste contexto)

"Heterológico" é uma palavra heterológica?

Análise:

Se "heterológico" for uma palavra heterológica, então ela denota uma propriedade que ela contém. Sendo, portanto, autológica.

Se "heterológico" for uma palavra autológica, então ela não denota uma propriedade que ela contém. Sendo, portanto, heterológica.

Espero não ter ficado desiludido com a resposta...

Correctissimo. Também há quem lhes chame paradoxos Richardianos. Mas e quanto ao busílis da questão?

Se a liberdade é amoral, então a liberdade de criar sistemas éticos é o quê?

Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 1:25 am

Essa questão já é mais complicada...

De que Ética estamos a falar?

Dos procedimentos deontológicos socialmente aceites, dos procedimentos influenciados pelo pensamento, ou dos procedimentos das diferentes comunidades humanas que foram adoptando sistemas éticos com valores diversos, e em muitos aspectos mesmo opostos?

Eu diria que criar - e impor - sitemas éticos à nossa medida é contrário à Liberdade...

No entanto, sonhar com um Mundo de acordo com os nossos ideais, é livre...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 440
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 10:43 am

Anarca escreveu:
Essa questão já é mais complicada...

De que Ética estamos a falar?

Dos procedimentos deontológicos socialmente aceites, dos procedimentos influenciados pelo pensamento, ou dos procedimentos das diferentes comunidades humanas que foram adoptando sistemas éticos com valores diversos, e em muitos aspectos mesmo opostos?

Eu diria que criar - e impor - sitemas éticos à nossa medida é contrário à Liberdade...

No entanto, sonhar com um Mundo de acordo com os nossos ideais, é livre...



Por acaso ( ou sem acaso ) acho que a Liberdade é um compromisso entre aquilo que eu gostaria de fazer e que o TODO ( da parte ) me permite fazer
Se bem que as amarras na sociedade teem escapes quando entramos na esfera do mistico aí estamos Kilhados
e digo Kilhados quando na idade obscura viamos a Inquisição a meter na fogueira quem ousasse duvidar que o SOL andava a passear-se em volta da Terra
e...
Foram os artistas o coçar os ditos na " Italia " que nos deram a capacidade de ...
Depois O Robespierre que mandou uma bocas sobre a liberdade do Homem e avisou que a igreja estava a mais no esquema
Agora assistimos os Iranianos Jovens a quererem tirar a burka das amarras

Eu percebo e sempre percebi o anarca quando fala que a Liberdade é amoral
Porque a Moderna Inquisição dos moralistas nos caiu em cima
Ir para o topo Ir para baixo
Bad Boy

Bad Boy


Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 11:51 am

Vitor mango escreveu:
Anarca escreveu:
Essa questão já é mais complicada...

De que Ética estamos a falar?

Dos procedimentos deontológicos socialmente aceites, dos procedimentos influenciados pelo pensamento, ou dos procedimentos das diferentes comunidades humanas que foram adoptando sistemas éticos com valores diversos, e em muitos aspectos mesmo opostos?

Eu diria que criar - e impor - sitemas éticos à nossa medida é contrário à Liberdade...

No entanto, sonhar com um Mundo de acordo com os nossos ideais, é livre...



Por acaso ( ou sem acaso ) acho que a Liberdade é um compromisso entre aquilo que eu gostaria de fazer e que o TODO ( da parte ) me permite fazer
Se bem que as amarras na sociedade teem escapes quando entramos na esfera do mistico aí estamos Kilhados
e digo Kilhados quando na idade obscura viamos a Inquisição a meter na fogueira quem ousasse duvidar que o SOL andava a passear-se em volta da Terra
e...
Foram os artistas o coçar os ditos na " Italia " que nos deram a capacidade de ...
Depois O Robespierre que mandou uma bocas sobre a liberdade do Homem e avisou que a igreja estava a mais no esquema
Agora assistimos os Iranianos Jovens a quererem tirar a burka das amarras

Eu percebo e sempre percebi o anarca quando fala que a Liberdade é amoral
Porque a Moderna Inquisição dos moralistas nos caiu em cima

MISTER DIRECTOR

TAMBÉM POSSO RESPONDER?
Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 11:57 am

Bad Boy escreveu:
Vitor mango escreveu:
Anarca escreveu:
Essa questão já é mais complicada...

De que Ética estamos a falar?

Dos procedimentos deontológicos socialmente aceites, dos procedimentos influenciados pelo pensamento, ou dos procedimentos das diferentes comunidades humanas que foram adoptando sistemas éticos com valores diversos, e em muitos aspectos mesmo opostos?

Eu diria que criar - e impor - sitemas éticos à nossa medida é contrário à Liberdade...

No entanto, sonhar com um Mundo de acordo com os nossos ideais, é livre...



Por acaso ( ou sem acaso ) acho que a Liberdade é um compromisso entre aquilo que eu gostaria de fazer e que o TODO ( da parte ) me permite fazer
Se bem que as amarras na sociedade teem escapes quando entramos na esfera do mistico aí estamos Kilhados
e digo Kilhados quando na idade obscura viamos a Inquisição a meter na fogueira quem ousasse duvidar que o SOL andava a passear-se em volta da Terra
e...
Foram os artistas o coçar os ditos na " Italia " que nos deram a capacidade de ...
Depois O Robespierre que mandou uma bocas sobre a liberdade do Homem e avisou que a igreja estava a mais no esquema
Agora assistimos os Iranianos Jovens a quererem tirar a burka das amarras

Eu percebo e sempre percebi o anarca quando fala que a Liberdade é amoral
Porque a Moderna Inquisição dos moralistas nos caiu em cima

MISTER DIRECTOR

TAMBÉM POSSO RESPONDER?

Não pah.

Não leves a mal, isto não é nada pessoal. É que... Ahahah não canses essa tua cabecinha com estas coisas.

Trata lá de encerar a tua prancha de surf, que aquelas ondas não são para brincadeiras.

Anarca,

Eu acho que vou ter que explicar melhor o problema. Vai demorar um bocadito, porque vou ter que traduzir a última mensagem que o Francis Ford Coppolla me enviou a este respeito.

O gajo está quase desesperado com este problema, o argumento não anda nem desanda e quem se lixa sou eu mais o Georgie Lucas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bad Boy

Bad Boy


Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 12:08 pm

Steven Spielberg escreveu:
Bad Boy escreveu:
Vitor mango escreveu:



Por acaso ( ou sem acaso ) acho que a Liberdade é um compromisso entre aquilo que eu gostaria de fazer e que o TODO ( da parte ) me permite fazer
Se bem que as amarras na sociedade teem escapes quando entramos na esfera do mistico aí estamos Kilhados
e digo Kilhados quando na idade obscura viamos a Inquisição a meter na fogueira quem ousasse duvidar que o SOL andava a passear-se em volta da Terra
e...
Foram os artistas o coçar os ditos na " Italia " que nos deram a capacidade de ...
Depois O Robespierre que mandou uma bocas sobre a liberdade do Homem e avisou que a igreja estava a mais no esquema
Agora assistimos os Iranianos Jovens a quererem tirar a burka das amarras

Eu percebo e sempre percebi o anarca quando fala que a Liberdade é amoral
Porque a Moderna Inquisição dos moralistas nos caiu em cima

MISTER DIRECTOR

TAMBÉM POSSO RESPONDER?

Não pah.

Não leves a mal, isto não é nada pessoal. É que... Ahahah não canses essa tua cabecinha com estas coisas.

Trata lá de encerar a tua prancha de surf, que aquelas ondas não são para brincadeiras.

Anarca,

Eu acho que vou ter que explicar melhor o problema. Vai demorar um bocadito, porque vou ter que traduzir a última mensagem que o Francis Ford Coppolla me enviou a este respeito.

O gajo está quase desesperado com este problema, o argumento não anda nem desanda e quem se lixa sou eu mais o Georgie Lucas.

MAS PORQUÊ? EU TAMBÉM SEI DIZER ASNEIRAS A RESPEITO DE COISAS QUE NÃO ENTENDO.

VEJA LÁ QUE ATÉ JÁ SOU CAPAZ DE IR AO GOOGLE E PROCURAR RESPOSTAS PARA PERGUNTAS QUE EU NÃO SEI O QUE QUEREM DIZER.

E NISTO DE IDEIAS DE M... NÃO ADMITO QUE NINGUÉM ME VENÇA.

PRONTO, PRONTO. SE ISTO NÃO É PARA DIZER ASNEIRAS EU CALO-ME.
Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 2:36 pm

Anarca escreveu:
Essa questão já é mais complicada...

De que Ética estamos a falar?

Dos procedimentos deontológicos socialmente aceites, dos procedimentos influenciados pelo pensamento, ou dos procedimentos das diferentes comunidades humanas que foram adoptando sistemas éticos com valores diversos, e em muitos aspectos mesmo opostos?

Eu diria que criar - e impor - sitemas éticos à nossa medida é contrário à Liberdade...

No entanto, sonhar com um Mundo de acordo com os nossos ideais, é livre...

A mensagem do Francis Ford Coppolla foi esta:


Se a liberdade é amoral, então a liberdade de construir sistemas éticos, das duas uma, ou não existe e a afirmação inicial é um disparate, ou existe e o seu exercício é a negação da sua própria essência.


Por outro lado, se a liberdade não é amoral, a liberdade de construir sistemas éticos, das duas uma, ou nega a sua própria essência porque limita a liberdade, ou não existe e a afirmação inicial é o mesmo disparate que na primeira hipótese.


Estou a dar em doido com isto!


Ainda por cima, parece que a liberdade talvez seja amoral, mas não é eterna.

Já cá faltava a seta da entropia!


Mas isto não muda nada pois não? É a definição de Dedekind: desde que a liberdade dure pelo menos mais um minuto do que tu, por tudo quanto tu possas dizer, é eterna.


Houve um gajo brasileiro que também fez esta confusão entre eterno e infinito, sem perceber que são apenas nomes diferentes para a mesma coisa.


Eu queria convidá-lo para o Padrinho XXII, mas aquele velho debochado bateu a bota quando ainda estavamos na fase do planning.


P.S.: Aquela MMS que me enviaste não traz nada de novo, pelo menos para mim.


Se os sistemas são "socialmente aceites", isso quer dizer que houve um tempo em que não o eram. Se são "impostos", quer dizer que antes de o serem não o eram. É apenas a seta da entropia disfarçada e disso eu já me livrei. Vê acima.


Olha lá: então e se fôssemos antes aprender a tocar flautas de Pan?



A última frase do Francis Ford C. não é para levar a sério. Ele quando tem estas crises existênciais e começa a contemplar a sua condição de prisioneiro da liberdade, dão-lhe coisas destas.

Estou convencido que se aquela pergunta inicial tiver uma resposta satisfatória, o argumento vai voltar a arrancar e vamos ser capazes de respeitar o orçamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 4:20 pm

Assim como a falta de critério é um critério, não obter resposta é também uma resposta...

Os ignorantes gostam muito de se desculpar com "É a vontade de Deus..."

Eu prefiro o desabafo profundo e misterioso:

"É a vida..."

PS: Aqueles que gostam de muitas palavras dizem: "As coisas são como são, e não como nós gostaríamos que fossem"
Ir para o topo Ir para baixo
Ze do Telhado

Ze do Telhado


Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 4:23 pm

Vejam lá se falam para todos entenderem.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 440
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jun 25, 2009 6:13 pm

Ze do Telhado escreveu:
Vejam lá se falam para todos entenderem.

Tou contigo amigo ZE
Ja o filosofo dizia
Se na sabes o que estas a fazer ao menos fa-lo bem feito
Ir para o topo Ir para baixo
Christie

Christie


Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptySex Jun 26, 2009 12:11 am

Steven Spielberg escreveu:
Anarca escreveu:
Meu caro Steven Spielberg,

A sua questão tem toda a razão de ser, mas como poderá constatar, a inibição que refere - não poder colocar tópicos em vários fóruns - também é lógica...

Inicialmente, verificou-se uma participação de tal modo que me levou a concluir que seria muito difícil cumprir com os objectivos a que me tinha proposto...

Como não queria no entanto enviabilizar a participação de ninguém, ou censurar qualquer opinião, deixei livres dois tópicos com liberdade total...

Felizmente, parece que afinal tudo poderá "ficar normal"...

Assim como já está disponível a lista dos Membros, e os Membros Conectados nas últimas 24 horas, espero poder acabar rapidamente todas as restantes inibições...

Pode acreditar que é o meu maior desejo...


Yeah, yeah, yeah. Mas isso não é o mais importante. O mais importante são os orçamentos, ou seja, a minha pergunta.


Steven Spielberg escreveu:


A pergunta é esta:

Se a liberdade é amoral, então a liberdade de criar sistemas éticos é o quê?


Uma pista: a palavra curta é... curta, duas sílabas, cinco letras. As palavras que têm esta característica, elas próprias verificam a propriedade que designam, dizem-se autológicas. Mas a palavra longa é tão curta como curta, as mesmas duas sílabas, as mesmas cinco letras. As palavras que não verificam a propriedade que designam dizem-se heterológicas.

O problema é este: heterológica é heterológica ou não é? Se heterológica verifica a propriedade que designa, então é autológica. Mas se é autológica, então é heterológica. Em que é que ficamos?

Esta questão é muito importante, porque o Francis Ford Coppolla emperrou no argumento por causa desta dúvida e os orçamentos não são coisa com que se brinque.

Eu vou ficar muito, muito desiludido se não conseguir pelo menos uma boa resposta.



Stevie, darling,

Sabes bem que as tuas escolhas artísticas são sagradas para mim. Nunca as pus em causa nem nunca hei-de pôr.

Mas isto aqui... "Diversos"... não sei. Parece um anúncio de atacadores para sapatos.

Bem, bem. Deixa-me lá mas é estar calada, não vás começar a acusar-me de falar de mais, como é costume.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam




Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptySáb Jun 27, 2009 7:07 pm

Steven Spielberg escreveu:

A última frase do Francis Ford C. não é para levar a sério. Ele quando tem estas crises existênciais e começa a contemplar a sua condição de prisioneiro da liberdade, dão-lhe coisas destas.

Estou convencido que se aquela pergunta inicial tiver uma resposta satisfatória, o argumento vai voltar a arrancar e vamos ser capazes de respeitar o orçamento.

Get your act together, man, and I'll sing you a song
Then I'll try not to sing out of key
Ir para o topo Ir para baixo
Sam




Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptySáb Jun 27, 2009 7:13 pm

Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyDom Jun 28, 2009 9:05 pm

Sam escreveu:

Get your act together, man, and I'll sing you a song
Then I'll try not to sing out of key

Sammy boy,

A tua mensagem tocou-me, podes crer que me tocou.

E olha, pôs-me com vontade de filosofar. Estou-me nas tintas que vá parecer um anúncio de atacadores para sapatos ou não. Anúncio de pomada para calçado não é, e vais perceber isso já a seguir.

O Francis Ford C., quando não está com aquelas crises existenciais, conta que os seus antepassados diziam: "res, non verba." Eu não percebo estas línguas antigas e se calhar o "verba" quer dizer que os fulanos também prestavam atenção às condicionantes económicas da sua expansão militar. Talvez seja só o som daquela frase, mas levou-me a dar-te um conselho sincero:

Nunca digas: "Vou fazer". Diz sempre: "Eu fiz." Não digas sequer: "Está quase." Espera até que possas dizer: "Está feito."

A paciência é uma arte difícil, eu sei, mas é uma arte essencial. Olha para o meu exemplo: se eu não tivesse sabido ter paciência, tinha acabado a dirigir westerns spaghetti e a estas horas era conhecido pelo Estéfio Spielbergonne.

E vou dizer-te algo ainda mais pessoal, mas se calhar ainda mais importante. Os momentos de creatividade genuína são raros. Claro que no meu caso pessoal são mais frequentes que os de qualquer outro realizador deste lado da Via Láctea, mas isso não muda nada. Durante a maior parte do tempo é apenas trabalho. É resolver aqueles problemas chatos da localização das filmagens e as tricas entre estrelas caprichosas.

Eu queria retribuir em pleno a tua mensagem e dedicar-te uma canção adequada, mas se tivesse jeito para isso, nunca tinha tido necessidade do John Williams para nada e tinha acabado a colecionar ainda mais uns quantos Oscares para a melhor banda sonora. Ainda tentei pedir-lhe ajuda, mas ele está num retiro espiritual, a aprender a cultivar sequóias bonsai com apenas vinte metros de altura, pelo que isto que se segue é mesmo apenas para curtir. Ainda por cima não me consegui decidir, pelo que vão duas em vez de uma.







Ir para o topo Ir para baixo
Sam




Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Queria dedicar-te uma cançção   Pergunta para o Anarca EmptyTer Jun 30, 2009 2:57 pm

Steven Spielberg escreveu:

Eu queria retribuir em pleno a tua mensagem e dedicar-te uma canção adequada

O Nagorno-Karabak... Aquilo quando parece que nem as moscas se movem, aparece sempre mais um War Lord, Poppy Lord, Juice Lord, Acid King, you name it.

Ainda por cima, o ditador lá do burgo está convencido que falar grosso intimida os papalvos, mas a única ideia de controlo que ele tem é oferecer armas químicas e biológicas a quem quer que grite mais alto.

Eu estive quase, quase AI TÃO PERTO!!! de lançar um golpe de mão em regra, mas contive-me porque tenho quase a certeza que não ias aprovar.

Isto é apenas o desabafo de um correspondente de guerra. Não vejas nas minhas palavras qualquer censura à tua escolha para o local das filmagens. Sabes muito mais disso que eu, e sei bem que quando se tenta ensinar o padre-nosso ao vigário se fazem más figuras.

Eu queria dedicar-te uma canção, man, mas no meu estado de espírito só ia sair A Marselhesa.

E olha que se calhar é o mais adequado, porque os aprendizes de feiticeiro nunca conseguem enfiar na caximónia que há sempre alguém mais louco do que eles.

Eu vou estar algumas horas incomunicável, mas não te preocupes porque eu vou continuar a enviar despachos da linha da frente.
Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Queria dedicar-te uma canção   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jul 02, 2009 1:20 am

Sam escreveu:


O Nagorno-Karabak...

Sim, eu sei. Mas olha, Sammy boy, sabes quantos é que já me chamaram cyber-isto ou cyber-aquilo? Zero!

E sabes quantos é que mo vão chamar amanhã? Zero!

E sabes porquê?

Porque essas atitudes dizem exactamente zero a respeito dos visados e exactamente tudo acerca dos autores. Que por acaso se chamam... espera, vou soletrar:


Começa porC O B A R D E S!depois é umC O B A R D E S!a seguir vem umC O B A R D E S!e depois mais umC O B A R D E S!seguido porC O B A R D E S!e depois é umC O B A R D E S!e mais umC O B A R D E S!seguidos porC O B A R D E S!e porC O B A R D E S!e ainda umC O B A R D E S!


Sammy boy, não me contes. Deixa-me adivinhar. Aposto que por essas bandas estão todos a assobiar para o ar e a imitar os macacos da sabedoria, não viram, não ouviram e não abriram a boca (perdão, cloaca).

Está bom de ver que noutro local os (tosse, tosse) "corajosos" iam imediatamente escrever mensagens ordinárias nas portas das latrinas do Rossio, se é que ainda existem. Mas ok., não vale a pena falar de geopolítica.

Sammy boy, deixa lá ver se eu consigo animar um pouco as agruras dessa tua vida de correspondente de guerra. O John Williams enviou-me o primeiro demo da banda sonora. Desta vez, nada de pesadas estruturas sinfónicas.


Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jul 02, 2009 10:46 am

Caro Steven Spielberg,

Nietzsche disse que "O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo"

E a única maneira de passar o abismo é avançar sem repetir os mesmos erros, o que nos indica que avançamos...

Todos podemos ser super-homens...
Ir para o topo Ir para baixo
Steven Spielberg

Steven Spielberg


Mensagens : 27
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jul 02, 2009 12:27 pm

Anarca escreveu:
...

Todos podemos ser super-homens...

Talvez. Ou melhor dizendo, tenho a certeza que é possível.

E tenho a certeza que não ia gostar do resultado. Todos os fabricantes de Neue Menschen e de Über Menschen foram fabricantes de monstros. Pela minha parte, prefiro apenas continuar a ser homem, com todas as minhas limitações e fraquezas.

Quanto ao abismo... Recordo-me dum provérbio russo, muito antigo, que Alexander Soljenítsin cita logo nas primeiras páginas de O Arquipélagago de Gulag: "Nunca devemos olhar o passado. Quem olha o passado perde um olho... e quem o esquece perde os dois".

Os neue menschen (sem maiúsculas) não precisam de afirmar que o são. De alguma forma, as mudanças vão-se tornar rapidamente óbvias.
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jul 02, 2009 4:13 pm

A questão do super-homem tem sido adulterada e adaptada à medida por gente pouco recomendada...

Não tenho falado muito com Nietzsche, mas penso que para ele, o super-homem será o resultado último de uma concepção evolucionista...

Se no passado remoto, tal como referiu Darwin, fomos precedidos pelos símios, sendo o homem do presente apenas uma ponte, o futuro será irremediavelmente dominado pelo super-homem...

Mas fundamentalmente um super-homem em termos éticos e humanos.
Ir para o topo Ir para baixo
The Great Mexican Virus

The Great Mexican Virus


Mensagens : 69
Data de inscrição : 07/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptyQui Jul 02, 2009 7:08 pm

Vitor mango escreveu:
Ze do Telhado escreveu:
Vejam lá se falam para todos entenderem.

Tou contigo amigo ZE
Ja o filosofo dizia
Se na sabes o que estas a fazer ao menos fa-lo bem feito

Sim, e poderia começar por ficar caladinho e não interromper estupidamente o fio da conversa, como tantas vezes faz.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam




Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/06/2009

Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca EmptySex Jul 03, 2009 1:24 am

Steven Spielberg escreveu:
Sammy boy, deixa lá ver se eu consigo animar um pouco as agruras dessa tua vida de correspondente de guerra. O John Williams enviou-me o primeiro demo da banda sonora. Desta vez, nada de pesadas estruturas sinfónicas.


Stevie, my man!

Gostei muito do demo da banda sonora, mas não podia ser qualquer coisa mais mexida?



Sei lá!! Talvez me lembre os bailaricos do liceu!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pergunta para o Anarca Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta para o Anarca   Pergunta para o Anarca Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pergunta para o Anarca
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» para que o Ronaldo saiba distinguir entre Judeu e estado Isto é para animar e entreter para ele ver a diferença
» Amigo Anarca
» viva Anarca ... que é uma flor !
» O ANARCA DISSE TUDO
» Ena .... Casa Cheia .... Anarca !!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
A LIBERDADE É AMORAL :: DIVERSOS-
Ir para: