PS com saldo positivo na guerra das Autarquisa com o PSD
Foi uma guerra claramente ganha pelo Partido Socialista. Na luta entre os gigantes do poder local, o partido de José Sócrates conquistou 28 autarquias ao PSD de Manuela Ferreira Leite, que apenas conseguiu tirar nove aos socialistas. É evidente que Manuela Ferreira Leite destacou as vitórias do PSD em Espinho, Faro, ambas ao PS, e em Felgueiras à independente Fátima Felgueiras.
Mas os socialistas têm imensos trunfos neste guerra de autarquias. A começar por Leiria, que foi sempre dominada pelo PSD, Trofa e quatro câmaras no chamado cavaquistão. É evidente que é sempre uma lança em África os socialistas ganharem em Vila Nova de Paiva, Castro D’Aire, Tabuaço e Mangualde. E os casos multiplicam-se em distritos normalmente dominados pelo PSD. Com surpresas óbvias, como é o caso de Castelo de Paiva, em que o célebre Paulo Teixeira, o autarca que viveu a tragédia de Entre-os-Rios, viu a câmara passar para as mãos de um socialista.
É evidente que o PS também tem razões para sorrir na sua disputa com os comunistas. Mais para Sul, em pleno Alentejo, o PS conquistou seis autarquias ao partido de Jerónimo de Sousa, incluindo uma, Beja, que nunca tinha saído das mãos do PCP. É por isso que no balanço final o PS conquistou 131 câmaras e o PSD 139, também à conta de uma grande vitória nos Açores com cinco ‘roubos’ aos sociais-democratas. Agora restam oito câmaras para o PS alcançar o PSD e passar a ser o rei do poder local.
(Correio da Manhã)