Economistas britânicos aconselham Grécia a sair do euro
O governo grego foi aconselhado por economistas britânicos a deixar a zona euro para recuperar da crise da dívida, e países como Portugal podem seguir o mesmo caminho, de acordo com uma notícia divulgada pelo jornal britânico "Sunday Times".
--------------------------------------------------------------------------------
Lusa
O governo grego foi aconselhado por economistas britânicos a deixar a zona euro para recuperar da crise da dívida, e países como Portugal podem seguir o mesmo caminho, de acordo com uma notícia divulgada pelo jornal britânico “Sunday Times”.
Os analistas do Centre for Economics and Business Research (Centro para a Investigação Económica e Empresarial) afirmaram que as autoridades gregas não conseguirão recuperar da crise da dívida sem desvalorizar a moeda de modo a promover as exportações.
Para isso, a Grécia terá de voltar à anterior moeda, o dracma, acrescenta o centro, que se define como um centro independente de investigação, citado pelo Sunday Times.
"Ao sair do euro, a nova moeda iria cair no mínimo 15%. No entanto, como a dívida nacional é avaliada em euros, aumentaria o valor da dívida dos actuais 120% do Produto Interno Bruto (PIB) para 140%", disse em Atenas Doug McWilliams, presidente executivo do Centro para a Investigação Económica e Empresarial, citado pelo jornal britânico.
"Assim, parte do pacote de deixar o euro deve ser usado para converter a dívida na nova moeda nacional, de forma unilateral", acrescentou.
O cenário de a Grécia sair do euro seria desastroso para os bancos alemães e franceses, que têm milhões de euros em títulos da dívida grega, disse ainda Doug McWilliams .
McWilliams designou esta via de "virtualmente inevitável" e afirmou que outros países poderão seguir esta solução, tal como Portugal.
"Espanha será provavelmente forçada a seguir a mesma via, tal como Portugal e a Itália, embora a situação da dívida italiana seja menos grave", disse.
Enviar Mail Versão para impressão
Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Jornal de Negócios.
Se está registado no Jornal de Negócios faça login.
Caso contrário poderá registar-se gratuitamente. Comentários
•lol •Estamos fod***** Venha rapidinho o Mundial FIFA!!! É que o Papa já foi, o Rock in Lixboa e o Rali Alcharve estão a acabar!!! É preciso manter os "tugueses" anestesiados.....•Olha quem...