A LIBERDADE É AMORAL

Local de discussão livre sobre todos os temas sociais.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 OS PROBLEMAS MUNDIAIS...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Anarca



Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Dom Jun 14, 2009 5:25 pm

Os quatro principais problemas do mundo:

I. A Pobreza Mundial;

II. O Desemprego Global;

III. A Violência Internacional;

IV. O Aquecimento Global.

A Pobreza Mundial

Quem é considerado pobre no mundo? Segundo o Banco Mundial, quem ganha menos de um dólar por dia vive na pobreza extrema. Já quem ganha menos de dois dólares por dia vive na pobreza. Calcula-se que atualmente, 1,2 bilhão de pessoas estão vivendo em situação de pobreza extrema. Hoje, 2,7 bilhões de pessoas estão vivendo na pobreza, ou seja, com menos de US$ 2 por dia. Segundo o Banco Mundial, a China conseguiu avanços notáveis na luta contra a pobreza extrema, o contingente de pobres caiu de 606 milhões em 1981 para 212 milhões em 2001. A Índia tem cerca de 350 milhões de pessoas sobrevivendo com menos de US$ 1 por dia. Cerca de 31 milhões de russos vivem abaixo do nível de pobreza. Nos EUA tem 37 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, cerca de 4,35 vezes do que o Conselho Federal de Economia

O Desemprego Global

É preciso falar de uma crise global de desemprego. Sabe-se que o crescimento econômico por si só não é suficiente para reduzir significativamente o desemprego nem tão pouco garante redução rápida da pobreza. Com exceções é óbvio. Por exemplo, no Vietnã nos últimos quatros anos o PIB vietnamita cresceu a uma taxa anual de 7,8% e o nível de pobreza caiu de 58% para 19% na década de 90.

Quais são os caminhos para combater os índices alarmantes de desemprego no mundo? A redução do desemprego nos próximos quinze ou vinte anos dependerá em muito dos investimentos em educação; em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento); em infra-estrutura; em turismo; em cooperativas e em esportes. Dependerá também da redução abrupta dos gastos com armas.

Com a globalização estão sendo realinhados os papéis da sociedade civil, da iniciativa privada e do Estado. A revolução técnico-cientifíca com a maior utilização da informática, da robótica e da biotecnologia provocou uma reestruturação no mercado de trabalho, acelerando a redução da força de trabalho no setor primário, incrementando a redução do trabalho directo na indústria e reduzindo em larga escala a burocracia e outros serviços em todas as formas de organização.

A Violência Internacional

O mundo permanece mergulhado na violência ano após ano. A violência generalizada é um dos principais problemas que vários países enfrentam hoje. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 1,6 milhões de pessoas no planeta perdem a vida violentamente. Segundo dados recentes da ONU, o índice de homicídios foi de 149,5 assassinatos por cem mil habitantes no Iraque em 2005. Em 11 de setembro de 2001 os EUA sofreram terríveis ataques terroristas que resultaram em 2.816 pessoas mortas.

Na França em novembro de 2005 os jovens desempregados e excluídos incendiaram mais de nove mil carros.

Desde 1979 no Afeganistão já morreram 1,5 milhão de pessoas por causa de 27 anos ininterruptos de guerra.

Na Colômbia mais de 40 mil homicídios nos últimos 42 anos de guerra civil.

O Aquecimento Global

Os líderes do futuro G-13 conduzirão a humanidade para um novo pensamento mundial, pois as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global estão causando muitas mortes e enormes perdas econômicas. Nos últimos 100 anos aumentou em 0,7º C a temperatura média anual da Terra. Os cientistas do clima mundial afirmam que o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de gases poluentes na atmosfera, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis nos transportes. Estes gases (em especial o dióxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas provocam também o efeito estufa devido aos gases (dióxido de carbono, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) lançados na atmosfera.

A humanidade está sofrendo com os furacões, tufões, ciclones, queimadas, enchentes, secas, nevascas, ondas de calor e tsunamis. Mais de 20 mil pessoas morreram devido às ondas de calor na Europa em 2003. Mais de 225 mil mortos nos tsunamis no Sul da Ásia em dezembro de 2004. Mais de 1,3 mil pessoas mortas por causa do furacão Katrina nos EUA em agosto de 2005.

Os EUA são o maior poluidor do mundo, com 15,8% da emissão de gás carbônico e outros gases que formam o efeito estufa. Os EUA produzem 25% dos automóveis do mundo e consomem 30% da produção mundial de petróleo. Os EUA e a Austrália não ratificaram o Protocolo de Kyoto em 1997. O Brasil é o 4º maior poluidor do planeta com 5,4% das emissões de gases do efeito estufa, devido ao desmatamento e às queimadas, principalmente na Floresta Amazônica. É fundamental combater a poluição, criar novos padrões de consumo, intensificar o reflorestamento, aumentar o uso de fontes de energia como eólica e solar, ampliar a coleta seletiva de lixo e reduzir a emissão global de gases poluentes na atmosfera. Recentemente, os países-membros da UE decidiram reduzir as emissões do dióxido de carbono em 20% até 2020.

Os líderes dos mais ricos e influentes países precisam dialogar mais sobre o uso racional da água na Terra. Segundo o PNUD (2006, p. 2), "Hoje, cerca de 1,1 bilhão de pessoas dos países em desenvolvimento têm um acesso inadequado à água potável, e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico". É fundamental evitar o desperdício da água, um recurso natural cada vez mais escasso na Terra e que em breve será uma commodity. O Brasil detém 12% da água doce do mundo.

De acordo com o PNUD (2006, p. 135), "as estatísticas nacionais relativas ao Brasil colocam este país perto dos lugares do topo no clube dos países com maiores reservas de água no mundo. No entanto, milhões de pessoas que habitam no vasto 'polígono seco', uma região semi-árida que abrange nove estados e 940.000 quilômetros quadrados do Nordeste experimentam regularmente faltas de água crônica". É preciso incentivar os trabalhadores e as empresas na prática da responsabilidade socioambiental.

"Todos os anos, cerca de 1,8 milhões de crianças morrem em resultado directo de diarréia e outras doenças provocadas por água suja e por más condições do saneamento básico".

Considerações Finais

Os principais problemas internacionais (pobreza, desemprego, violência e aquecimento) não param de crescer e passam ser ameaças mundiais. No mundo globalizado, onde as decisões deixam de ser locais, regionais e nacionais, passando a ter influência e interferência nas decisões mundiais de hoje e do amanhã, onde o acesso às informações e o conhecimento passam a ser por demais importante em todas as áreas, sobretudo, nas Ciências Econômicas. Através da Economia os cidadãos terão a oportunidade de agregar conhecimentos e formar uma consciência crítica, possibilitando entender, analisar, apoiar, ou não, a decisão do seu país em plena era do conhecimento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RONALDO ALMEIDA



Mensagens : 23
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Ter Jun 16, 2009 11:10 am

NOBODY CARES!!! NEM os POLITICOS DITADORES desses PAIZES, que ROUBAM BILIOES!! E uma perda de tempo!!! Ha que viver o DIA A DIA!!! Eu dou
para os POBRES 200 000/Ano e falo pouco. MUITOS falam muito e nao fazem NADA. Nao dao NADA!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca



Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Sab Nov 28, 2009 8:21 pm

China - Até quando?...

A população trabalha 16 horas por dia, 6 dias por semana, e recebe 40 euros por mês.
Sempre a dar-lhe.
Sem direitos.
Sem perspectivas de futuro.
Sem condições.
E as fábricas sempre a poluir, não há políticas de preservação do ambiente.
O que me parece muito injusto, uma vez que os outros países estão obrigados a garantir essa mesma preservação, a oferecer direitos aos trabalhadores, obrigados à restrição de materiais, e à China tudo isso passa ao lado.
Exploração infantil no seu habitat natural.
Sem sindicatos ou imprensa livres, nem partidos de oposição, os trabalhadores estão praticamente sós face à frente unida formada pelos gestores das empresas, pelo Partido Comunista chinês, pelos sindicatos únicos, pela polícia e pelos tribunais.
São inúmeros os casos de operários presos durante anos só por terem participado em greves ou fundarem sindicatos livres.
Eles são imensos. 1,3 mil milhões.
E este país que trouxe ao mundo, entre outras coisas, a bússola, a impressão, o papel, o ábaco oriental, a pólvora, o estribo e a besta (arma), bate-se agora com um enorme problema, uma nova doença que ganhou o nome de "guolaosi": morte súbita por hiper-trabalho.
Países a queixarem-se da falta de produtividade?
Quem quiser, tem aqui um "bom" exemplo a seguir...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca



Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Sex Set 24, 2010 1:01 pm

Palavras de Ahmadinejad sobre 11 de Setembro são “escandalosas e inaceitáveis”

24.09.2010

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, considerou “escandalosas e inaceitáveis” as declarações de Mahmoud Ahmadinejad sobre a “conspiração” americana por trás do 11 de Setembro de 2001. Obama considerou os comentários de Ahmadinejad “totalmente ofensivos e vergonhosos” (Shannon Stapleton/Reuters)

Ahmadinejad sugeriu na quinta-feira à noite que os atentados em Nova Iorque, Washington e Pensilvânia poderão não ter passado de uma conspiração dos Estados Unidos para relançarem a sua economia. As declarações do Presidente iraniano provocaram de imediato a saída das delegações dos EUA e dos países da UE da sala da ONU.

“Foi por isso que todos os representantes dos Vinte e Sete membros da UE saíram da sala da Assembleia Geral das Nações Unidas”, disse Ashton esta manhã em Bruxelas.

“Em nome da União Europeia, queria exprimir a minha solidariedade com todos os familiares e amigos daqueles que foram mortos ou feridos nos atentados do 11 de Setembro”, afirmou ainda a Alta Representante da UE para a Polícia Externa.

A Casa Branca fez saber que o Presidente Barack Obama considerou os comentários de Ahmadinejad “totalmente ofensivos e vergonhosos”, especialmente tendo sido proferidos em Nova Iorque, cidade onde as Torres Gémeas se desmoronaram depois de dois dos aviões desviados nos ataques nelas terem embatido.

(Público)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca



Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Dom Out 17, 2010 7:28 pm

A Nova Ordem Mundial...

Os objectivos que as sociedades secretas têm para a Nova Ordem Mundial já são bem conhecidos...
Um governo mundial como única resposta para os problemas do homem...
Uma economia mundial...
Uma força militar global e permanente...
Uma religião mundial única para terminar com as acções malignas do homem, historicamente atribuídas às divisões religiosas...
O Movimento Ecuménico já está em acção...
Um Papa Católico romano irá a Jerusalém para participar numa conferência religiosa mundial...
Então, declarará que todas as religiões do mundo devem ser unificadas numa só: A Antiga Religião de Mistérios será a Religião da Nova Ordem Mundial.
Esses mistérios, quando restaurados, unificarão todas as fés...

Após a implantação da Nova Ordem Mundial a população será reduzida drasticamente para dois biliões...
Assim, o aborto e o controle da natalidade serão necessários para iniciar a redução da população...
A polémica actual sobre os efeitos devastadores do homem sobre a Terra, sobre o aquecimento global e sobre a poluição é a primeira fase para convencer as pessoas que somente uma acção drástica conseguirá salvar o planeta do colapso...

Depois de implantada a Nova Ordem Mundial, a obra-prima: o Anticristo...
O Anticristo será um homem de acordo com o coração do homem...
Nenhum político negoceia para beneficiar o seu oponente...
Nenhuma nação se preocupa com o bem da outra...
Essa atitude egoísta é o espírito do Anticristo...
O Anticristo comandará o mundo...
A tragédia ocorrida em 11 de setembro de 2001, foi o início do fim...
Os terríveis ataques terroristas já praticados e os que se vão seguir, não são acto isolados de agressão e assassínios brutais... Fazem parte da estratégia para unir o mundo contra o medo...
Então, como um só povo, todos vão aceitar uma pessoa como seu líder absoluto: O Anticristo.

(Continua após o primeiro atentado nuclear aos EUA)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca



Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Ter Jan 18, 2011 12:29 am

O REARMAMENTO RUSSO E A III GUERRA MUNDIAL...

Para a rapaziada que anda mais distraída e continua sem querer perceber o que se está a preparar, aqui deixo algumas notícias para meditação...

Presidente russo promete rearmamento da Rússia a partir de 2011

Moscovo – O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou hoje no habitual encontro anual no Kremlin, que a Rússia irá proceder ao rearmamento em grande escala do exército e da marinha já a partir de 2011.
(O Público)

Reino Unido: Brown diz que crise pode criar nova ordem mundial

A crise financeira não deve ser uma desculpa para um regresso ao proteccionismo mas antes ser vista como um parto “difícil de uma nova ordem mundial”, avisou o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
(The Times)

Presidente do Ipea prevê guerra mundial com agravamento da crise

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, disse hoje em Fortaleza, que a crise econômica internacional poderá levar os países a uma nova guerra mundial.
Para o presidente do Ipea, "iremos passar por um período de desglobalização com o mercado financeiro internacional repatriando o capital, que estava pulverizado em todo o mundo. Estamos caminhando para um quadro de protecionismo e ampliação de conflitos armados”, prevê.
(Le Monde)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: OS PROBLEMAS MUNDIAIS...   Hoje à(s) 6:50 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
OS PROBLEMAS MUNDIAIS...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» SD80MAC CSX com dois problemas.
» Falta de Brilho
» Problemas com a transição- raiz crespa e comprimento com quimica
» Problemas com o No Poo!
» Feelunique- alguém já teve problemas?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A LIBERDADE É AMORAL :: POLÍTICA-
Ir para: