A LIBERDADE É AMORAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A LIBERDADE É AMORAL

Local de discussão livre sobre todos os temas sociais.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 CARL STUMPF - Vida, época, pensamento e obra

Ir para baixo 
AutorMensagem
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

CARL STUMPF - Vida, época, pensamento e obra   Empty
MensagemAssunto: CARL STUMPF - Vida, época, pensamento e obra    CARL STUMPF - Vida, época, pensamento e obra   EmptySeg Nov 29, 2010 10:10 pm

Carl Stumpf, (1848-1936) filósofo e psicólogo teórico alemão que foi discípulo, na universidade de Würzburg, do psicólogo e filósofo Franz Brentano, o fundador do intencionalismo.

Stumpf foi professor na universidade de Göttingen em 1870, e sua primeira obra de importância foi Über den psychologischen Ursprung des Raumvorstellung ("Origem psicológica da percepção do espaço"). Lecionou depois na universidade de Würzburg. Lá, em 1875, ele começou suas experiências para o seu Tonpsychologie ("Psicologia dos tons"), 2 vol. (1883-90), uma obra dedicada à música. Completou o trabalho quando professor sucessivamente nas universidades de Praga (1879), Halle (1884), e Munique (1889). Esta obra foi importante não apenas por relatar os resultados de seus experimentos mas também por revisar conceitos da psicofísica, ciência voltada para a medição quantitativa tanto dos estímulos físicos como das sensações que eles produzem.

Em 1894 Stumpf atingiu a fase mais influente de sua carreira, como professor de filosofia e diretor do Instituto de Psicologia Experimental na Universidade Friedrich-Wilhelm, em Berlim. Continuando sua pesquisa sobre a psicologia dos tons musicais ele fundou um jornal, Beiträge zur Akustik und Musikwissenschaft ("Contribuições à Acústica e à Musicologia") em 1898 e em 1900 estabeleceu um arquivo de música primitiva. Ele foi também co-fundador da Sociedade de Psicologia Infantil de Berlim (1900). Em dois artigos importantes de 1907 ele enfatizou que o estudo experimental da experiência sensorial e imaginária (por exemplo, imagens, sons, cores) deve preceder ao estudo das funções mentais (percepção, vontade, desejo, etc.). Assim, ele trouxe para a psicologia sua própria versão da fenomenologia, a filosofia que se concentra no exame dos fenômenos de consciência. Até a aposentadoria de Stumpf em 1921, seu instituto em Berlim teve inúmeros estudantes que depois desenvolveram uma fenomenologia experimental.
Ir para o topo Ir para baixo
 
CARL STUMPF - Vida, época, pensamento e obra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CARL ROGERS - Vida, época, pensamento e obra
» CARL STUMPF - Vida, época e filosofia
» MONTESQUIEU - Vida, época, pensamento e obra
» VOLTAIRE - Vida, época, pensamento e obra
» FICHTE - Vida, época, pensamento e obra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
A LIBERDADE É AMORAL :: GRANDES PENSADORES-
Ir para: