A LIBERDADE É AMORAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A LIBERDADE É AMORAL

Local de discussão livre sobre todos os temas sociais.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Ago 15, 2010 1:15 am

Custou, mas consegui marcar Avião, Ferrys e Hoteis...

Foram dois dias "ligado à máquina" sem fazer mais nada...

Lisboa/Atenas/Mykonos/Santorini/Atenas/Lisboa em 15 dias é obra...

Agora é só deixar passar os dias que faltam para a partida...
Ir para o topo Ir para baixo
Nirvana

Nirvana


Mensagens : 48
Data de inscrição : 10/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Ago 15, 2010 1:19 pm

XIÇA!!! AGAIN?????
VAI MAS É TRABALHAR!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySeg Ago 16, 2010 12:30 am

Minha cara amiga,

Trabalho o suficiente para ficar aqui - http://www.royalolympic.com/ - durante a minha passagem por Atenas...

De 4 a 7 de Setembro vou ficar de frente para o Templo de Zeus, e com uma fantástica vista sobre a Acrópole...

Se passar por cá terei muito gosto em a saudar com um Retsina bem gelado...

PS: Não pense num "Ménage à trois" porque não gosto - ainda - dessas modernices...


Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyQui Ago 19, 2010 1:58 pm

Atenas

Atenas (em grego Αθήνα, transl. Athína) é a capital e maior cidade da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido poderosa cidade-Estado e um centro de cultura muito importante nos tempos antigos.

Etimologia

Em grego antigo, Atenas era chamada Αθήναι (Athénai), em homenagem à deusa grega Atena. No século XIX, este nome foi retomado formalmente como nome da cidade, mas desde o abandono oficial do grego katharévussa, em 1976, a forma popular Αθήνα tornou-se o nome oficial da cidade.

História

Atenas foi a principal cidade-estado na Grécia Antiga durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas ideias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano. As escolas de filosofia foram fechadas em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo. Atenas perdeu bastante o seu status e se tornou uma cidade provinciana.

Entre o século XIII e o século XV foi combatida pelos bizantinos e cavaleiros franceses/italianos do Império Latino. Em 1458, caiu em poder do Império Otomano e a população começou a diminuir e as condições pioraram quando o Império Otomano declinou. Partes da cidade (incluindo muitos de seus edifícios) foram destruídos no século XVII, século XVIII e século XIX, por diferentes facções que tentaram controlar a cidade.

Ficou virtualmente inabitada na época em que se tornou a capital do recentemente estabelecido Reino da Grécia, em 1833. Durante as próximas poucas décadas foi reconstruída e se transformou em uma cidade moderna.

A última grande expansão ocorreu na década de 1920, quando os subúrbios foram criados para acomodar os refugiados gregos da Ásia Menor.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Alemanha Nazi e esteve mal nos últimos anos da guerra. Depois da guerra começou a crescer novamente.

A Grécia entrou para a União Europeia em 1981, trazendo novos investimentos para Atenas, acompanhados de problemas de congestionamento e poluição do ar.

Geografia

Incluindo os subúrbios, Atenas possui uma população de cerca de 3,3 milhões de habitantes, quase um terço da população total da Grécia. Atenas cresceu rapidamente nos últimos anos e vem sofrendo problemas urbanos, como superpopulação, congestionamentos e poluição do ar.

Atenas espalha-se pela planície central de Ática, que é limitada pelo monte Aegaleo a oeste, monte Parnita ao norte, monte Pentélico a nordeste, monte Hímetus a leste, e o Golfo Sarônico a sudoeste. Expandiu-se de modo a cobrir toda a planície, sendo, portanto, pouco provável que a cidade cresça em área de forma significativa no futuro devido às fronteiras naturais. A geomorfologia de Atenas causa frequentemente fenômenos de inversões térmicas, parcialmente responsáveis pelo problema de poluição. (Los Angeles possui geomorfologia semelhante e problemas decorrentes semelhantes).

A terra é rochosa e de baixa fertilidade. O antigo local da cidade era centrado na colina rochosa da Acrópole. Em tempos antigos, o porto do Pireu era uma cidade à parte, sendo, hoje, parte da grande Atenas.

Demografia

Distribuição populacional de Atenas.O município de Atenas tem uma população oficial de 745.514 habitantes e uma população metropolitana de 3,2 milhões (incluindo os subúrbios). Acredita-se, porém, que a população atual é maior, porque durante o censo (realizado a cada 10 anos) alguns moradores atenienses viajaram para as cidades onde haviam nascido e se registraram como cidadãos do local.

Refletindo essa incerteza sobre o valor real da população, várias estimativas põem a quantidade verdadeira entre quatro e cinco milhões de pessoas. Também não foram contados os imigrantes ilegais originados principalmente da Albânia, de países do Leste da Europa e do Paquistão, cujos números são desconhecidos.

A parte antiga da cidade está localizada nas colinas rochosas da Acrópole. Nos tempos passados, Pireu era uma cidade separada, mas foi entretanto absorvido pela área da Grande Atenas. A rápida expansão da cidade iniciou nas décadas de 1950 e 1960 e continua até hoje, por causa da transição da economia com base agrária para uma nação indutrial. A expansão é, agora, particularmente em direção ao leste e ao nordeste (uma tendência relacionada ao novo Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos e à Attiki Odos, a rodovia que corta a Ática de um lado ao outro).

Governo local

A cidade moderna de Atenas consiste do que antigamente eram vilas e cidades distintas que gradualmente expandiram para formar uma cidade grande e única; esta expansão ocorreu no século XX. A cidade está agora dividida em 54 subprefeituras, a maior delas que é a subprefeitura de Atenas (ou Dimos Athinaion), com aproximadamente um milhão de pessoas (o segundo maior é o Pireu). Atenas pode, portanto, se referir tanto à cidade toda quanto à prefeitura de Atenas (parte central da cidade). Cada uma das prefeituras da região de Atenas tem um conselho municipal eleito e um prefeito eleito de forma direta. Em janeiro de 2007 foi eleito prefeito de Atenas Nikitas Kaklamanis, do partido conservador Nova Democracia.

Omonoia

A Praça Omonoia (em grego: Πλατεία Ομονοίας) é a mais antiga praça de Atenas. É rodeada por hotéis e lojas de fast food, e inclui uma estação de trem utilizado pelo Metro de Atenas e os Ilektrikos, chamada Estação Omonoia. A praça é muitas vezes o foco para a celebração das vitórias desportivas, como pôde ser visto após a conquista do Euro 2004 e do torneio Eurobasket 2005.

Psirri e Gazi

O renovado bairro Psirri (em grego: Ψυρρή) é pontilhado com antigas e renovadas mansões, e espaços para artistas, galerias e pequenas lojas. Uma série de edifícios renovados também albergam uma grande variedade de bares na moda, tornando-se um foco para a cidade sobretudo na última década, enquanto um conjunto de restaurantes de música ao vivo conhecidos como "rebetadika", nome que vem de uma singular forma de música que floresceu no Syros e em Atenas, de 1920 até à década de 1960.

Syntagma

A Praça Syntagma (em grego: Σύνταγμα) é a praça central da capital, situada junto ao Parlamento da Grécia e ao Túmulo do soldado desconhecido, onde ficam os melhores hotéis da cidade. A rua Ermou, com cerca de 1 km de longo caminho pedonal, liga a Praça Syntagma a Monastiraki, e tem sido tradicionalmente um paraíso para os consumidores, tanto atenienses e turistas. Completam a moda muitas lojas e centros comerciais, com artigos de marcas internacionais, e está no top 5 das ruas comerciais mais caras na Europa.

Plaka, Monastiraki e Thission

Plaka (em grego: Πλάκα), situada na encosta norte e leste da Acrópole, é famosa por sua abundante arquitetura neoclássica, tornando-se um dos mais cénicos bairros da cidade. Continua a ser um destino turístico tradicional por excelência com um conjunto de pitorescas tavernas e está bem vivo a todas as horas. Próximo fica Monastiraki (em grego: Μοναστηράκι), zona bem conhecida por sua série de pequenas lojas, restaurantes típicos e mercados, bem como pela feira ao ar livre. Outro bairro especialmente famoso pelos seus estudantes, sempre abarrotado e com elegantes cafés, é Theseum ou Thission (em grego: Θησείο), situado a oeste de Monastiraki. Notável em Thission é o antigo Templo de Hefesto, sobre uma pequena colina.

Kolonaki

O bairro de Kolonaki (em grego: Κολωνάκι), na base do monte Licabeto, está cheio de lojas e boutiques caras frequentadas durante o dia e bares na moda e restaurantes de noite. Também tem um vasto conjunto de galerias de arte e museus. É considerada como uma das zonas da capital de maior exclusividade e prestígio.

Exárchia

Exárchia (em grego: Εξάρχεια), localizada a norte de Kolonaki, tem uma reputação mista como sede recente ou atual da cidade anarquista, onde começaram e foram mais violentos os distúrbios de 2008 na Grécia. O bairro tem uma vida culturalmente activa e muitos cafés, bares e livrarias. É o lar da Universidade Técnica Nacional de Atenas e do Museu Arqueológico Nacional de Atenas, mas também contém numerosos edifícios importantes de vários estilos do século XX, nos estilos neoclássico, Art Deco e Modernista (incluindo influências da Bauhaus).

Arqueologia e museus

Atenas é um dos maiores centros mundiais para a pesquisa arqueológica, uma vez que possui inúmeros sítios arqueológicos localizados no próprio centro urbano da cidade. Dentre eles se destaca a Acrópole, o antigo centro sagrado da cidade, célebre em todo o mundo tanto por sua relevância histórica como pelas ruínas de edifícios clássicos importantes como o Partenon e o Erecteion. Além disso, a cidade sedia várias instituições nacionais e organismos internacionais voltados para a arqueologia, como a Universidade de Atenas, a Sociedade Arqueológica, o Departamento de Cultura da Grécia e diversos museus de antiguidades, nos quais se destacam o riquíssimo Museu Arqueológico Nacional, o Museu da Acrópole de Atenas, o Museu Benaki e o Museu Bizantino e Cristão. Também sedia conferências, encontros e exposições internacionais sobre o assunto. Com isso a cidade atrai estudiosos de todo o mundo. E além das relíquias arqueológicas as´igrejas ortodoxas são uma atração à parte, com diversas espalhadas pela cidade, algumas muito antigas e com uma decoração interna luxuriante, com destaque para a Catedral, a igreja de Omorfoklissia e a de Panaghia Kapnikarea.

Arquitetura

O Partenon, na Acrópole de Atenas.Atenas é uma cidade com grande mistura de estilos arquitectónicos, que vão do estilo greco-romano e neoclássico ao moderno. Muitos dos edifícios mais proeminentes na cidade são em estilo greco-romano ou neoclássico. Alguns destes últimos são edifícios públicos construídos em meados do século XIX sob orientação de Theophil Freiherr von Hansen:

Alguns dos principais pontos turísticos são:

Templo de Zeus Olímpico, Atenas
Vista da antiga Ágora de Atenas, o templo de Hefesto está à direita e o stoa de Átalo à direita.Acrópole, o antigo centro religioso da cidade
Ágora, com vários edifícios antigos
Templo de Zeus Olímpico
Jardins Nacionais
Praça Syntagma, com o prédio do Parlamento Grego, antigamente o Palácio Real
Monte Licabeto
Museu Arqueológico Nacional
Museu Histórico Nacional
Museu Benaki
Museu Bizantino e Cristão
Biblioteca Nacional
Academia de Artes de Atenas
Catedral de Atenas
Igreja de Omorfoklissia
Igreja de Panaghia Kapnikarea
Estádio Olímpico de Atenas
Estádio Panathinaiko
Os bairros Plaka, Kerameikos, Monastiraki e outros centrais guardam um casario típico e oferecem um comércio variado.
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySex Ago 20, 2010 12:13 pm

Democracia ateniense...

Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidadãos próprios de uma nação, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembléia (ekklesia) que tomava decisões diretamente (sem intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de 18 anos.


Eu também acho que as pessoas deviam ser "habilitadas para votar". Não acho justo o meu voto ter o mesmo valor do voto do analfabruto que vai votar em quem o Padre da Freguesia manda...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyTer Ago 24, 2010 6:39 pm

Míconos

Míconos (em grego, Μύκονος, Mykonos) é uma ilha da Grécia. Faz parte do arquipélago das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Tem uma área de 86 km² e uma elevação máxima de 364 m. É composta principalmente de rocha de granito e tem pouca água. Tinha uns 6200 habitantes em 2002. A maior cidade da ilha é Míconos, também conhecida por Hora, situada na costa oeste da ilha.

História

Achados arqueológicos indicam que os jônios chegaram a Míconos no começo do século XI a.C.. Descobertas mais recentes revelaram reminescências de tribos do período Neolítico. Na mitologia grega, Míconos foi o local da batalha entre Zeus e os Gigantes. A ilha foi batizada com o nome do filho do deus Apolo, Míconos. Na antigüidade, Míconos, graças à sua proximidade com a populosa ilha de Delos (situada a cerca de 2 km da mesma) foi uma importante fonte de suprimento e possivelmente um local de refúgio para os moradores desta.

Hoje, Míconos é uma ilha bastante cosmopolita, graças a ter se tornado destino, nas últimas décadas, de visitantes do jet set internacional. Muitas celebridades gregas e internacionais têm residências de verão na ilha, e freqüentemente podem ser vistas nas belas casinhas brancas da ilha ou em tavernas locais. As belas praias da ilha também atraem praticantes de windsurf e nudismo.
Ir para o topo Ir para baixo
Nirvana

Nirvana


Mensagens : 48
Data de inscrição : 10/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyQui Ago 26, 2010 12:01 am

Eh Pah! Vais para a ilha dos Gays? Lá na praia do Paraíso é só maricagem. Não sabes ou não queres que se saiba? Para mim não há segredos. Toma!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyQui Ago 26, 2010 11:07 pm

Cara Nirvana,

Deve estar a falar da Super Paradise Beach, um grande areal protegido por escarpas selvagens e acessos difíceis, que é frequentada pelo turismo gay, por nudistas e por famílias e casais de namorados. A partir das 5 horas da tarde a festa tem início para todos, e os DJ's transformam as esplanadas em discotecas ao ar livre, até ao nascer do sol...

Parece que para si, ir a uma praia frequentada por Gays e Lésbicas é o mesmo que uma visita ao Jardim Zoológico...

Para ficar mais descansada, informo que Mikonos tem mais praias, nomeadamente a Paraga (a mais trendy), Platys Gialos (para famílias), Elia (nudismo), Ftelia e Panormos (para desportos nauticos).

Como não tenho nada contra Gays ou Lésbicas vou tentar conhecer todas...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Ago 29, 2010 1:39 pm

Santorini

Santorini ou Santorino (em grego: Σαντορίνη) é um arquipélago vulcânico circular localizado no extremo sul do grupo de ilhas gregas das Cíclades, no mar Egeu, a cerca de 200 km a sueste da cidade de Atenas, nas coordenadas aproximadas de 36° 40' N e 25° 40' E.

Com uma área total de aproximadamente 73 km², em 2001 tinha uma população de 13.600 habitantes.

A ilha deve o seu nome a Santa Irene, nome pelo qual os venezianos a denominavam. Era anteriormente conhecida por Kallístē (em grego Καλλίστη, "a mais bela"), Strongýlē (Στρογγύλη, "a circular") ou Thera (Θήρα), nome que ainda hoje ostenta em grego.

Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. O grupo de ilhas é também conhecido por Tira (em grego, Θήρα).

Santorini é o vulcão mais activo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos atrás destroçou o seu território. Aquela erupção, de grande explosividade, criou a actual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura que recobriram tudo o que restou da ilha e ainda atingiram grandes áreas do Egeu e dos territórios vizinhos.

O impacto daquela erupção fez-se sentir em toda a Terra, mas com particular intensidade na bacia do Mediterrâneo. A erupção parece estar ligada ao colapso da Civilização Minóica na ilha de Creta, distante de Santorini 110 km ao sul.

Nea Kameni - ilha de grande interesse científico, assumindo-se como um monumento natural protegido. "Local histórico de beleza natural excepcional", palavras do Centro Cultural Helénico para decrever não só Nea Kameni, mas também todas as ilhas que formam Santorini.

Palea e Nea Kameni – grupo central de ilhas – e a área da caldeira foram também nomeadas como monumentos geológicos na lista do Património Mundial.

A beleza singular de Nea Kameni é reforçada pelo facto de ser a forma vulcânica mais recente do sudeste mediterrânico. Contudo, sofreu uma evolução gradual, onde a erupção mais antiga surgiu há 430 anos e a última em 1950.

A ilha apresenta uma forma extremamente irregular e de declives acentuados, depósitos piroclásticos de dimensões variadas todos eles provenientes de seis pontos de erupção diferentes.

Palea Kameni - ilha de características semelhantes mas de dimensões reduzidas, tem a particularidade de apresentar fontes termais, um conjunto de vapor de água, dióxido de carbono, enxofre e outros elementos, que formam uma autêntica bacia de água quente, formando um destino turístico de grande fluxo.

Mitologia

O nome grego antigo da ilha, Thera, deriva de Theras, filho de Autesion, filho de Tisâmeno, filho de Tersandro, que liderou um grupo de colonos para a ilha. Antes, a ilha se chamava Calliste (a mais bela).
Ir para o topo Ir para baixo
Nirvana

Nirvana


Mensagens : 48
Data de inscrição : 10/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySeg Ago 30, 2010 1:37 pm

Então vai lá para as ilhas dos gays e manda saudades, que é coisa que cá não deixas!
(Esta aprendi contigo)
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySex Set 03, 2010 11:44 pm

Está chegando a hora...

Espero ter tempo para ir dando notícias...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySáb Set 04, 2010 11:36 pm

Parece que vocês continuam na mesma...

Desculpem lá, mas aqui já são 23.30, e com um jantar bem regado com Retsina - bem gelado - não estou em condições de ver com atenção o que se passa...

Desde que cá estou, já vi na TV não sei quantas vezes o resumo do Portugal-Chipre...

Que tristeza, sermos gozados por estes Gregos ainda mais falidos do que nós...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySeg Set 06, 2010 5:54 pm

Hoje foi o dia de andar a ver "matacões"...

Aproveitei o dia estar encoberto e lá subi os 120 degraus da Bilheteira até ao Parténon - depois de ter subido até às bilheteiras...

Enfim, matacões que facturam...

Dou a voz a quem diz o mesmo que eu, sem me dar ao trabalho de escrever:



A ACRÓPOLE DE ATENAS


A Acrópole de Atenas, o chamado "rochedo sagrado", é o mais importante sítio arqueológico da Grécia e está situado no topo de uma colina, no centro da moderna cidade de Atenas.A Acrópole de Atenas possui três templos de mármore, o Parténon, o Erecteu e o Templo de Niki. Também possui um pórtico monumental chamado Propileu. Todos os monumentos na Acrópole de Atenas foram construídos durante a época áurea de Péricles, conhecida como o Período Clássico (450-330 a C).

O Parténon consagrava culto à Deusa Atena, protectora da Cidade-Estado de Atenas. Foi construído pelos arquitectos Iktinos e Kallikrates, sob a supervisão do escultor ateniense Fídias. Também existiam duas estátuas colossais da Deusa Atena, esculpidas por Fídias. Uma destas estátuas encontrava-se no interior do Templo do Parténon. Era esculpida em ouro e marfim e tinha uma altura de 9 metros. A outra estátua colossal, esculpida em bronze, encontrava-se no exterior.

Mesmo em frente do Parténon, encontra-se o Erecteu. É o templo cujas seis colunas estão esculpidas em forma de jovens raparigas, conhecidas por Cariátides.

Arquitectos, construtores, caldeireiros, pedreiros, pintores, ferreiros, carpinteiros, moldadores, fundidores, tintureiros, joalheiros, trabalhadores do marfim, artesãos, bordadores, torneiros, artistas plásticos e muitos outros trabalhadores, labutaram ao longo de oito anos para construírem estes maravilhosos e únicos monumentos, dedicados aos deuses. Como disse Péricles, 'foram construídos pelo povo para o povo'.

Quase todos os monumentos da Acrópole de Atenas sobreviveram cerca de 20 séculos, 2000 anos. Sobreviveram a incêndios, sismos, invasões, guerras e conquistas. Infelizmente, contudo, não conseguiram escapar ao roubo e ao vandalismo de Lorde Elgin.

Elgin, o então Embaixador britânico em Constantinopla, tinha prevista a remoção de esculturas inteiras dos monumentos e o seu transporte para o seu país.

Na categoria de Embaixador Britânico, obteve um documento oficial do Sultão Otomano, autorizando a remoção de algumas peças de arte da Acrópole. É quase inacreditável que ele tivesse em sua posse um documento que lhe permitisse fazer o que fez em seguida.

O que é que ele fez exactamente? Elgin saqueou a maioria das decorações esculpidas nos monumentos, retirou colunas, removeu centenas de objectos, transferindo-os para Inglaterra e, em seguida, vendeu-os ao Museu Britânico, onde ainda estão expostos.

Em 1801, Elgin,após ter recebido o documento do Sultão, contratou trezentos e cinquenta homens que trabalharam para ele, diariamente, sem cessar. O que é que fizeram todos estes homens exactamente?

Retiraram estátuas do lugar onde tinham estado séculos e séculos e colocaram-nas em caixas de madeira. As que eram demasiado grandes foram mutiladas: cortaram cabeças, pernas e braços e tudo aquilo que fosse demasiado grande para caber nas caixas de transporte. Reduziram colunas a pedaços de pedras e levaram-nas, retiraram partes inteiras de templos e sacaram muitos mais objectos.

Elgin confiscou um total de 253 estátuas completas, partes de monumentos, secções de colunas, relevos de mármore, vasos e muitos outros objectos valiosos. As caixas de madeira foram colocadas no seu barco, que navegou rumo à Grã-Bretanha, em Dezembro de 1801. Pouco depois de ter levantado âncora, o navio naufragou e todas as caixas de transporte foram para o fundo do mar.

Mas Elgin era um homem decidido e sabia o que tinha a fazer. Portanto, fez o mesmo uma segunda vez. Desta vez, entre outros tesouros, até retirou umas das colunas do Erecteu, uma coluna que parecia uma jovem rapariga - uma das Cariátides. Desta vez, encheu de monumentos antigos 200 caixas de madeira para transporte. Elgin tinha total cobertura apoio do seu governo visto que ele e a sua "bagagem" viajaram para a Grã-Bretanha a bordo de um navio de guerra britânico.

Voltou à Grécia em 1806 e conseguiu retirar as pesadas caixas do fundo do mar. Levou-as todas para a Grã-Bretanha.

Regressou à Grécia uma terceira vez em 1810, desta vez conseguindo tirar outras 253 peças e numerosos vasos. Os seus homens continuaram a trabalhar para ele e em 1812, confiscou as últimas 80 caixas.

Ao longo de quase dez anos este homem mutilou, destruiu e roubou peças de arte. Objectos monumentais de um extraordinário valor cultural, muitos dos quais, partes integrantes de monumentos vivos.

A Grécia está a desenvolver esforços para que os tesouros do Parténon sejam devolvidos à sua origem. A UNESCO e outras organizações internacionais descreveram exaustivamente todos os objectos tirados e esta lista faz parte da biografia mundial. A maioria dos objectos não é constituída por peças individuais mas partes integrantes de monumentos, símbolos da Civilização Ocidental.

Elgin vendeu a sua mercadoria ao Museu Britânico por 35.000 libras. E ainda está lá exposta!



O render da guarda do túmulo do Soldado Desconhecido foi a minha segunda visita a "matacões" - já com o Sol a rasgar as núvens...

Esta Guarda Presidencial - os Evzones - é uma unidade predominantemente cerimonial.

Quando falo em "matacões" é porque os Gregos, com a estatura média dos Portugueses, exigem para esta Guarda Presidencial que os soldados tenham uma altura mínima de 1.86 metros...

Deve ter sido uma ideia do Sócrates...


https://www.youtube.com/watch?v=Nsvqqyj3f1I
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyTer Set 07, 2010 3:12 pm

Mas que grande barrete...

Portugal tem o Algarve, e a Grécia tem as Ilhas...

Mykonos não tem uma árvore - pelo menos eu ainda não vi nenhuma...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyQua Set 08, 2010 5:58 pm

Afinal enganei-me...

Mykonos não chega aos calcanhares do Algarve...

Quanto muito é parecido com a Caparica umas décadas atrás...

Infraestruturas de 2ª Classe misturadas com algumas poucas de 1ª Classe que acabam por ficar desenquadradas na "paisagem"...

Hoje comecei por ir conhecer as praias de Panormos e Ftelia - no norte de Myconos...

Nem saí do carro, e o melhor destas praias é a visão das mesmas no espelho retrovisor...

Passei o resto da manhã na praia de Psarou - engraçada e com infraestruturas - e fui almoçar a Platios Gialos - engraçada, mas com preços exorbitantes...

Passei ainda por Paranga Beach, mas não senti saudades da Caparica e vim para a piscina do Hotel acabar o dia...

Amanhã vou para Paradise Beach
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyQui Set 09, 2010 5:52 pm

Finalmente uma praia com infraestrururas ao nível do melhor Algarve...

Paradise Beach - nudistas na pontas e no meio tudo à molhada...

Cada um na sua vida e "no problem"...

PS: Já sei dizer "Bom dia" em Grego - Kalimera - mas por vezes ainda me sai Kalimero...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyQui Set 09, 2010 8:45 pm

Já me esquecia de dizer que estou a ficar preocupado...

Ou voltei a estar na moda, ou estes gajos estão mesmo muitos anos atrasados...

Então não é que nas praias e nos restaurantes não param de tocar a "minha Playlist"?...

Hoje, ao jantar parecia que estava em casa...

Desde "La Camisa Negra" até ao "Bandolero" foi sempre a tocar...
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptySex Set 10, 2010 3:14 pm

Hoje perdi o meu tempo a "conhecer" as ilhas de Syrus, Tinos e Dilos...

Estou de tal maneira "esmagado com tanta beleza" que vou ficar o resto do dia na piscina do Hotel a recuperar...

É definitivo: As ilhas do mar do sul da China são as mais belas...

O resto é treta...

PS: Agora já estou a entender porque é que a capital de Mykonos é "Chora"...


Última edição por Anarca em Dom Set 12, 2010 8:15 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 8:11 pm

Cada cavadela cada barrete…

Ontem, de Myconos para Santonini optei pelo Highspeed boat Flying Cat 3…


Como se atrasou 3 horas, podia ter ido a nado que era quase o mesmo tempo…

Quando cheguei ao Porto de Athinios, fui tratar de arranjar carro e aparece-me um aldrabão a oferecer um Nissan Micra por 45 Euros/dia - nas ilhas não há carros grandes.


Chateado com a viagem ofereci 20, só para contrariar, e não é que o homem aceitou?…

Como eu digo, são vígaros todos os dias…
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 8:16 pm

Uma das grandes atrações de Santorini é o “Sunset of Oia”…

Oia é uma vila que se estende ao longo das falésias viradas para a Caldeira…

Tirei mais fotografias às centenas de paspalhos empoleirados por todo o lado, do que ao pôr do Sol…

No geral, pode considerar-se só meio barrete…
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 440
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 8:47 pm

Anarca escreveu:
Uma das grandes atrações de Santorini é o “Sunset of Oia”…

Oia é uma vila que se estende ao longo das falésias viradas para a Caldeira…

Tirei mais fotografias às centenas de paspalhos empoleirados por todo o lado, do que ao pôr do Sol…

No geral, pode considerar-se só meio barrete…

Por acaso a Travel esteve a dar as ilhas gregas e de uma que eu adorei e onde vivia o Axel Munthe ...seria Capri
só que ja estou como eu dizia no Brasil quando os brasileiros me diziam se gostava mais de viver em Portugal ou Brasil
E eu respondia
Gosto de estar onde estao os meus amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 440
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 8:49 pm

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Capri_hotel_009p

ps axel munthe nao era um vançado do Benfica
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 440
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 8:50 pm

Vitor mango escreveu:
FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Capri_hotel_009p

ps axel munthe nao era um vançado do Benfica
Citação :

Axel Martin Fredrik Munthe (Oskarshamn, Suécia, 31 de outubro de 1857 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1949) foi um médico, psiquiatra e escritor sueco. Sua obra mais famosa é The Story of San Michele ("O Livro de San Michele") publicada em 1929. Munthe também foi conhecido por sua natureza filantrópica e por advogar os direitos animais.

Estudou Medicina na Universidade de Uppsala, Montpellier e Paris, doutorando-se no ano de 1880. Embora sua tese tratasse da ginecologia e obstetrícia, Munthe fora fortemente impressionado pelo trabalho pioneiro sobre neurologia do professor Jean-Martin Charcot, chegando a assistir às suas aulas no Hospital Salpêtrière.

Praticou intensamente a medicina em Paris e Roma e, posteriormente, tornou-se médico da Família Real Sueca.
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca

Anarca


Mensagens : 13406
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 9:07 pm

As escarpas nesta foto parecem - ou podem mesmo ser - a parte Oeste de Santorini, virada para a Caldeira...

Santorini tem o vulcão ainda activo com uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos atrás destroçou o seu território. A Caldeira é a parte central do vulcão em grande parte submerso, só com duas zonas.

Numa delas - Nea Kameni - é visível o vulcão ainda activo, e na outra - Palea Kameni - ilha de características semelhantes mas de dimensões reduzidas, tem a particularidade de apresentar fontes termais - um conjunto de vapor de água, dióxido de carbono, enxofre e outros elementos, que formam uma autêntica bacia de água quente, formando um destino turístico de grande fluxo.

PS: Vou ver se lá vou amanhã...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 440
Data de inscrição : 02/06/2009

FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES EmptyDom Set 12, 2010 9:58 pm

enganei-me carago
Capri fica na intalia grita-me o meu mordomo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty
MensagemAssunto: Re: FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES   FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
FÉRIAS NA GRÉCIA - ATENAS E ILHAS CÍCLADES
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» FÉRIAS NO CAIRO - EGIPTO
» FÉRIAS EM MALLORCA...
» FÉRIAS NA ÍNDIA...
» FÉRIAS NA TUNÍSIA
» FÉRIAS - DIVERSOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
A LIBERDADE É AMORAL :: VIAGENS E GUIAS DE VIAGEM-
Ir para: