A LIBERDADE É AMORAL

Local de discussão livre sobre todos os temas sociais.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Dom Jul 26, 2009 1:19 pm

O 'Financial Times' diz que Teixeira dos Santos é o pior Ministro das Finanças da Europa

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, ficou classificado em 19º e último lugar no ranking anual do jornal Financial Times (FT), ontem publicado. O jornal britânico classifica 19 dos 27 ministros das Finanças da União Europeia, tendo em conta cinco variáveis económico-financeiras, um painel de oito comentadores que analisam a performance política dos visados e ainda questões de mercado, financiamento e custo do dinheiro.

O jornal não dá muitas explicações para a má classificação de Teixeira dos Santos, que atinge 16,4 pontos dos 19 negativos possíveis. Depois de referir que o ministro lidera uma "economia fraca, com pouco impacto a nível europeu", é na capacidade política que a classificação de Teixeira dos Santos atinge o fundo da tabela. Todavia, no perfil que cada um dos correspondentes internacionais escreveu do ministro respectivo pode ler-se que Teixeira dos Santos "teve sucesso com a sua política de austeridade, fazendo regressar um défice público em vórtice para níveis controlados".

Para o economista Nogueira Leite, ex-secretário de Estado das Finanças, a análise do FT "é um exercício de humor com pouca graça", que contém resultados "ridículos". "Eu acho que os ingleses tratam particularmente mal os portugueses", afirmou ao DN, salientando que a classificação atribuída a Teixeira dos Santos "é uma injustiça total". "Ele é certamente dos ministros técnica e politicamente mais bem preparados deste Governo", afiançou. "Essas coisas do FT são muito subjectivas", assegura a mesma fonte. "Eu por exemplo, acho que os ingleses se lavam pouco", desabafou.

Para o politólogo António Costa Pinto, "o painel de comentadores [do FT] deveria ser relativamente mais conhecedor da realidade interna de cada país para argumentar". Na verdade, nenhum dos oito convidados pelo jornal é português. Por outro lado, "o facto de sermos um país pequeno é relevante na apreciação". Costa Pinto acha que Teixeira dos Santos saiu com "uma imagem positiva na reacção à crise internacional, mas o seu prestígio diminui com imagem de cedência ao aparelho de Estado".

O ranking do FT classifica em primeiro lugar o ministro finlandês, Jyrki Katainen, a quem prediz que poderá vir a ser primeiro-ministro. Seguem-se Peer Steinbrück (Alemanha), Jean-Claude Juncker (Luxemburgo) e Anders Borg (Suécia). O jornal - que a dada altura confunde o número actual de países da UE, dizendo que são 28 - alerta para as limitações do estudo.

(Diário de Notícias)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Dom Jul 26, 2009 1:22 pm

Citações de Teixeira dos Santos:

«Não havendo cumprimento [da banca] haverá uma base para retirar as garantias»
(referindo-se à garantia bancária que o Estado disponibilizou à banca)
Rtp 16.Dez.2008

«Nós [o Governo] não estamos aqui preocupados com os banqueiros»
(sobre a ajuda do Governo ao bancos)
RTP1 16.Out.2008

«Repito, o OE de Estado para 2007 não incluirá aumento de impostos - parece que não acreditam no ministro das Finanças!»
para os jornalistas, in Correio da Manhã, Outubro de 2006
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Dom Jul 26, 2009 1:25 pm

Teixeira dos Santos desvaloriza notícia do Financial Times – “Isso foi antes de usarmos o Magalhães”

O Financial Times publicou esta terça-feira um artigo em que designava Teixeira dos Santos como o pior ministro das finanças entre 19 estados membros da União Europeia.

A resposta do ministério não demorou muito tempo a ser dada e hoje foi emitido um comunicado a relembrar que estudo só avaliava 19 países e que a UE é constituída por 27 membros. “Ainda há a hipótese de existirem 8 Ministros piores que o Prof. Teixeira dos Santos. De relembrar que esta classificação foi feita antes do excelente trabalho que o ministério fez na resolução do BPN ” referiu o assessor de imprensa do Ministro.

Numa cerimónia em que participou esta manhã Teixeira dos Santos disse ao IVA ” O Financial Times é aquele de cor esquisita não é? Sempre me indignei que tipo de árvore eles utilizam para aquele papel, será Buganvília? Eu nos jornais só costumo ler os signos e quando são escritos pelo Mestre Alexandrino ou então o Prof. Herrera. Entre os 19 analisados sou avaliado em 19º. Mas essa avaliação foi aprovada pelo Ministério da Educação? O que eu sei é que actualmente em Portugal sou, claramente, o melhor Ministro das Finanças em exercício e o reconhecimento interno é mais compensador. Relembro que no período que reporta a avaliação o meu ministério ainda não utilizava o Magalhães que veio melhorar em muito a nossa performance”.

(Blog Cão azul)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Dom Jul 26, 2009 1:32 pm

A galinha e o ovo do défice

Teixeira dos Santos prevê que o défice seja de 5,9% no final do ano. Até pode ser superior, tudo vai depender do ritmo da crise. E já se discute se é mais importante controlar o défice ou focar a política económica no crescimento.

Trata-se de uma polémica parecida com a discussão teológica do sexo dos anjos. É como a história do ovo e da galinha. Obviamente que a galinha é mais importante do que o ovo, mas os ovos estragados podem eliminar a vida da capoeira. Nesta analogia, a galinha é o crescimento. Se o PIB acelerar, o défice orçamental pode nem ser problema.

Por exemplo, se Portugal crescesse a 10% ao ano, um défice de 3% seria naturalmente absorvido com as receitas da subida do PIB. Mas quando há estagnação o défice é um grave problema, porque ou se paga logo com aumento de impostos ou no futuro com mais dívida.

(Correio da Manhã)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Sex Jul 31, 2009 7:30 pm

Teixeira dos Santos faz "lembrar ministro de Saddam"

O presidente do Governo Regional da Madeira comparou hoje o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ao ministro da Informação de Saddam Hussein, devido às declarações que proferiu sobre a actual crise financeira.

Alberto João Jardim falava no âmbito da inauguração de um caminho municipal na Freguesia do Campanário, no Concelho da Ribeira Brava, que liga os sítios dos Terreiros a Eiras das Moças.

Com uma extensão de 1,4 quilómetros, o caminho beneficia uma zona residencial e agrícola, tendo a câmara da localidade investido cerca de 945 mil euros.

Na altura, Jardim comentava as declarações de Teixeira dos Santos que segunda-feira argumentou que a melhoria dos indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores "são sinais francamente positivos", afirmando que Portugal pode estar a chegar ao fim da crise.

Jardim sustentou que esta atitude contraria as posições adoptadas até a nível internacional, acrescentando: "O homem fez-me lembrar aquele ministro da Informação de Saddam, quando tinha os americanos dentro de Bagdad e dizia que os Iraque estava a ganhar a guerra"

Para o líder madeirense "o problema de Portugal é que se dizem as coisas para manipular para fins eleitorais".

Garantiu "acreditar" nas afirmações do ministro das Finanças, sobretudo "depois das coisas que fez à Madeira".

Considerou que "as pessoas sabem quem fala a verdade e quem faz promessas que se revelam mentiras".

Jardim defendeu ainda ser necessário "vencer o combate à droga" na Região, apelando à população que "corra com os malandros" responsáveis por esta situação, concluindo: "Que as mãos não vos doam!"

(Lusa)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Sex Jul 31, 2009 7:36 pm

Teixeira dos Santos considera que Jardim foi "indelicado"

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, considera que o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, foi "indelicado" e "mal-criado". O ministro das Finanças reagiu assim às declarações do líder madeirense durante a Festa do Chão da Lagoa: Jardim disse que Teixeira dos Santos é "incompetente".

(Jornal de Notícias)

PS: Também acho que não ficava bem ao Teixeira dos Santos dizer que é mentira...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Sab Ago 08, 2009 1:07 pm

Este Teixeira é um malabarista...

Tem a mania que é mau e pragmático, gere uma pasta que tende a acabar, tanto mais que a Economia Portuguesa é uma espécie em vias de extinção.

Não tem tido um mandato sossegado e sempre que abre a boca muitas das vezes entram moscas.

Fábricas que fecham todos os meses em Portugal, Dossiers mal conduzidos, estranha forma de ver Portugal.

Foi um grande malabarista com o caso do aumento do preço da electricidade.

Primeiro assegurou que era o mercado a funcionar e que nada podia fazer contra a ERSE, depois foi recuando, meteu os pés pelas mãos, para anunciar que o aumento dos preços se ficará entre os 6 e os 8%.

Grande técnica essa: se queres ver um preço aumentar 8%, anuncias que vai aumentar 16%.

O pessoal revota-se, e depois "armas-te em bonzinho" e anuncias que o aumento de 16% é inadmissível e que no máximo ficará em 8%!

O pessoal respira de alívio e passa a achar que és um gajo porreiro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Seg Mar 22, 2010 5:45 pm

'Money for the boys', acusa Teixeira dos Santos

O Ministro das Finanças acaba de assinar uma frase que promete 'infectar' os próximos dias ao afirmar que as propostas para se remunerar os eleitos das freguesias eram "Money for the boys"

Os trabalhos parlamentares foram interrompidos a pedido do PS para, em dez minutos, a bancada se reorganizar para as próximas votações do Orçamento do Estado.

A tarde começou com o ministro das Finanças a ser 'vencido' por uma proposta assinada por deputados de todas as bancadas, incluindo os eleitos pelo PS na Madeira e nos Açores, a reivindicarem maiores devoluções de IRS para as Regiões. Quando se discutia já uma verba de 5 milhões, desta feita a ser entregue para remunerações para os eleitos das juntas de freguesia, Teixeira dos Santos acabou por referir que se estava perante um pedido de "Money for the boys".

A câmara incendiou-se e o deputado João Figueiredo, do PSD, ele próprio eleito numa Junta de freguesia, a de Canas de Santa Maria de Tondela, pediu, sem sucesso, que Teixeira dos Santos pedisse desculpa pela ofensa aos autarcas.

(Público)


PS: Mas quando é que fazem a este o mesmo que fizeram ao da Coreia do Norte?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Seg Maio 17, 2010 4:26 pm

Risco de Portugal é o que mais sobe no mundo

17.05.2010

A percepção de risco em relação a Portugal voltou hoje a agravar-se num dia em que o ministro das Finanças vai apresentar o novo pacote de medidas de austeridade aos seus homólogos da zona euro.

Sinal disso é que o preço de ter um seguro contra o eventual incumprimento de Portugal é o segundo que mais sobe em todo o mundo. O valor dos 'credit-default swaps' (CDS) sobre obrigações do Tesouro a cinco anos está a avançar 31,2 pontos base para 262,62 pontos. É o pior desempenho em todo o mundo.

Quer isto dizer que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida portuguesa, os investidores têm de pagar um seguro anual de 262,62 mil euros.

Os investidores continuam preocupados com as contas públicas portuguesas, mesmo depois de o Governo de José Sócrates ter apresentado na semana passada um conjunto de novas medidas de austeridade para reduzir o défice até aos 4,6% em 2011.

Também o preço dos CDS sobre a dívida de Espanha está hoje a agravar-se em 21 pontos base para 178,97 pontos, naquela que é a terceira maior subida em todo o mundo. A Grécia aparece em quarto lugar, com o preço dos CDS a subir 17,3 pontos base para 636,03 pontos.

(Diário Económico)


PS: Mais um record para o pior Ministro das Finanças da UE...
Voltar ao Topo Ir em baixo
REGINALDO

avatar

Mensagens : 666
Data de inscrição : 15/12/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Seg Maio 17, 2010 5:56 pm

PODE ATE NAO SER O PIOR, mas que e o MAIS MENTIROSO , sem duvida!!! QUE PENSA QUE ESTA A LIDAR COM OTARIOS? SEM DUVIDA!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Qui Jul 15, 2010 6:22 pm

Teixeira dos Santos admite cenários de consolidação na banca portuguesa

26.05.2010

O ministro das Finanças admitiu hoje que as instituições financeiras portuguesas venham a assistir num futuro próximo a operações de fusão que consolidem o sector. "É possível que no final desta crise possamos ter alguns ajustamentos desse tipo", afirmou em entrevista à CNBC.

O ministro das Finanças admitiu hoje que as instituições financeiras portuguesas venham a assistir num futuro próximo a operações de fusão que consolidem o sector. “É possível que no final desta crise possamos ter alguns ajustamentos desse tipo”, afirmou em entrevista à CNBC.

Teixeira dos Santos falava à CNBC, em Nova Iorque, onde está a acompanhar uma larga comitiva de empresários portugueses que se deslocaram a Wall Street para explicar a situação económica e financeira portuguesa e tentar sossegar os investidores internacionais.

Questionado sobre as operações em curso em Espanha, onde, por pressão das autoridades, quatro caixas de poupança regionais foram obrigadas a fundir-se, Teixeira dos Santos admitiu que algum “ajustamento desse tipo” possa ocorrer também em Portugal, mas frisou que a situação do sector é fundamentalmente diferente.

“O sistema financeiro português é, em geral, robusto e, ao contrário de Espanha, não está a ser afectado por uma bolha no imobiliário”, explicou Teixeira dos Santos.

O ministro relativizou ainda os problemas de liquidez que os bancos e o próprio Estado português possam estar a sentir, frisando que mesmo nos momentos mas agudos da crise financeira, há dois anos, os bancos portugueses “sempre foram capazes de se financiar e de financiar as suas operações”.

(Público)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Qui Jul 15, 2010 6:24 pm

Teixeira dos Santos assume retroactividade no aumento dos Impostos

02.06.2010

O ministro das Finanças admitiu hoje a retroactividade do aumento do impostos, afirmando que “o futuro do país” e o estado de crise o justificam. Foi no debate, no Parlamento, sobre o plano de austeridade, incluindo o aumento de impostos, acordado entre o Governo e o PSD de Pedro Passos Coelho.

Teixeira dos Santos diz que é impraticável não aplicar a retroactividade.

“É por estar em causa a economia, o emprego e o futuro de todos nós que temos que avançar com estas medidas e este é um valor que se sobrepõe ao princípio da retroatividade que é um princípio protegido na Constituição mas não é um princípio absoluto que se sobreponha ao bem público e ao carácter imprescindível e de emergência”, disse Teixeira dos Santos, em resposta a uma pergunta da deputada do CDS Assunção Cristas.

O governante afirrmou que a proposta do CDS de impedir os efeitos retroactivos dos aumentos seria impraticável.

(Diário Económico)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Qui Set 30, 2010 4:58 pm

Teixeira dos Santos - Sem crédito

30.09.2010

Apresentou, em sucessivas revisões em alta, 5 valores diferentes para o deficite de 2009.

Este ano já vai no terceiro pacote de medidas. Sem que nenhuma tenha sido verdadeiramente aplicada naquilo que importa: descer despesa.

Disse ontem que, agora é que vai ser, que em 2011 é que vai cortar.

Como é possível acreditar ou sequer negociar com um ministro assim?

(Blasfémias - Por Gabriel Silva)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Sex Nov 12, 2010 9:51 pm

Ana Gomes defende demissão de Teixeira dos Santos

12.11.2010

Remodelação no Ministério das Finanças ajudaria a "recuperar a credibilidade e dar horizontes de crescimento" à economia portuguesa, defende a eurodeputada do PS.

Para “ajudar à recuperação de credibilidade”, que seria reforçada em caso de intervenção externa em Portugal, a eurodeputada do PS defende uma remodelação no Ministério das Finanças.

Em declarações ao Negócios, a socialista Ana Gomes lembra que “não há possibilidade de haver eleições até depois das eleições presidenciais”, pelo que “para não adiar mais o País é necessário uma remodelação ministerial para recuperar a confiança, a credibilidade, para dar horizontes de crescimento”.

“Acredito que uma remodelação, mal o Orçamento do Estado estivesse aprovado na especialidade, ajudaria à recuperação de credibilidade para aplicar o Orçamento e para dar perspectivas de crescimento”, sublinha a deputado do Parlamento Europeu, que assim se junta aos apelos dos também socialistas Vital Moreira e João Proença.

Sobre a possibilidade de uma intervenção externa no País, Ana Gomes refere que “se não formos capazes de dar sinais de unidade politica no essencial e de suster esta desconfiança dos mercados (e não sou das que comem e calam no que toca aos mercados, como pediu o Presidente da República) pode ser indispensável uma intervenção”.

A eurodeputada diz que prefere “uma intervenção do FMI no quadro do fundo de estabilização europeia, do que por exemplo ver dívida pública comprada pelos chineses na base de um compromisso político”, lembrando que “por razões de retaliação política [Pequim] pode vender no momento mais inconveniente para Portugal”.

Sobre a falta de entendimento entre os dois maiores partidos, Ana Gomes lembra que “se tiver de haver intervenção” externa, espera que “nessa altura toda a gente caia em si para que as medidas sejam aplicadas”.

“O principal problema é o mesmo que temos neste momento. É a falta de uma convergência política mínima para fazer o que há a fazer em termos de medidas de contenção das despesas, de aumento das receitas e sobretudo de haver luz ao fundo do túnel no que toca ao crescimento económico e ao emprego”, acrescenta.

(Jornal de Negócios)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anarca

avatar

Mensagens : 13405
Data de inscrição : 02/06/2009

MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   Seg Dez 06, 2010 9:05 pm

Teixeira dos Santos em 16º lugar no ‘ranking’ do FT

06.12.2010

O jornal britânico avaliou o desempenho de 19 ministros das Finanças europeus no último ano.

O ministro das Finanças de Portugal, Teixeira dos Santos, ficou este ano em 16º lugar no ‘ranking' de ministros europeus das Finanças do Financial Times (FT).

A classificação não é assim tão abonatória como se possa pensar à primeira vista, uma vez que apenas 19 ministros entraram na tabela do jornal britânico.

O FT diz que os críticos lhe apontam a lentidão a responder aos episódios da crise de dívida, enquanto outros lembram que o Governo reagiria ainda mais tarde se dependesse de Sócrates, ao invés de Teixeira dos Santos.

No ano passado, o ministro português ficou em 15º lugar na classificação do FT.

Já o alemão Wolfgang Schäuble foi considerado o melhor ministro das Finanças europeu.

(Diário Económico)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
TEIXEIRA DOS SANTOS - O MERCEEIRO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vídeo CCB autores e direitos autorais do hinário 05 de AGUINALDO TADEU DOS SANTOS
» Tenente Dean.santos
» Mercado da Pizza em Santos
» Baixas honrosas atualizadas - 15/03/14 - Dean.Santos
» Os crentes selados quem são eles e o que é ser selado ?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A LIBERDADE É AMORAL :: GRANDES PORTUGUESES-
Ir para: